Araújo Porto-Alegre: singular & plural

Vídeos

17.03.14

Os tra­ba­lhos do artis­ta Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806–1879) estão em evi­dên­cia no IMS-RJ, com a expo­si­ção Araújo Porto-Alegre: sin­gu­lar & plu­ral, que fica em car­taz até 13 de abril. São cer­ca de 50 obras, den­tre aqua­re­las, esbo­ços, dese­nhos fei­tos a gra­fi­te e a nan­quim. A mai­o­ria abran­ge o perío­do em que Porto-Alegre este­ve na Europa pela pri­mei­ra vez (1831–1837), acom­pa­nhan­do seu mes­tre Jean-Baptiste Debret.

Neste vídeo de Laura Liuzzi, as cura­do­ras Leticia Squeff, pro­fes­so­ra de História da Arte Unifesp, e Julia Kovensky, coor­de­na­do­ra de ico­no­gra­fia do IMS, apre­sen­tam o con­tex­to ufa­nis­ta em que Araújo Porto-Alegre se defi­niu como artis­ta, para em segui­da atu­ar ampla­men­te no uni­ver­so artís­ti­co bra­si­lei­ro do sécu­lo XIX com idei­as fun­da­men­tais para a sedi­men­ta­ção de uma cul­tu­ra naci­o­nal.

O catá­lo­go da expo­si­ção, com ima­gens das obras de Porto-Alegre, uma sele­ção com seus escri­tos e uma cro­no­lo­gia, além de arti­gos de espe­ci­a­lis­tas sobre diver­sos aspec­tos da atu­a­ção do artis­ta, já está à ven­da na Loja do IMS.

http://www.youtube.com/watch?v=DpwzPUtoXpI

, , , , , , , , , , , ,