Walter Robinson e Jon Lee Anderson

Divulgação/piauí

Walter Robinson e Jon Lee Anderson

Bastidores da notícia

Em cartaz

07.10.16

Em uma era marcada pela multiplicação e troca de informações nas redes, em que qualquer cidadão pode se transformar num repórter em tempo real, o debate sobre o papel e a sobrevivência do jornalismo profissional só cresce. Na terça-feira, dia 11 de outubro, o Instituto Moreira Salles do Rio receberá, num evento promovido pela revista piauí, dois expoentes do jornalismo investigativo mundial, os americanos Walter Robinson e Jon Lee Anderson, que vão mostrar, através de suas experiências, o quanto o (bom) exercício da profissão ainda pode ser fundamental para a sociedade. O encontro terá entrada franca e tradução simultânea.

Walter RobinsonDivulgação

Walter Robinson

Robinson, que vai conversar às 19h com a jornalista Consuelo Dieguez, da piauí, foi o responsável pela investigação do jornal americano The Boston Globe que expôs, em 2002, os casos de pedofilia ocorridos em  diversas paróquias da cidade. Os padres acusados de abusarem sexualmente das crianças eram devidamente acobertados por bispos e advogados da Igreja Católica que, muitas vezes, compravam o silêncio dos familiares das vítimas. Na época, Robinson era o editor-chefe da equipe de jornalismo investigativo do jornal, batizada de “Spotlight”, e o extenso e detalhado trabalho, que rendeu mais de 600 reportagens, deu ao jornalista em 2003 o Pulitzer, maior prêmio da imprensa dos EUA. Em 2015, Spotlight, baseado no livro que leva o mesmo nome da equipe (lançado no Brasil pela no rastro do sucesso da produção como Spotlight: Segredos revelados, em tradução de Antonio Carlos Vilela para a editora Vestígio), levou os prêmios de melhor filme e melhor roteiro original. O filme será exibido às 16h, antes do encontro com Robinson, que até 2006 chefiava a seção Spotlight no Boston Globe, e hoje leciona na Universidade Stanford.

Jon Lee AndersonDivulgação

Jon Lee Anderson

Jon Lee Anderson, que falará às 20h com Daniela Pinheiro, da piauí, é colaborador da revista The New Yorker desde 1998, e é reconhecido tanto por seu trabalho no front de conflitos internos e guerras como as do Afeganistão, El Salvador, Irlanda, Uganda e Oriente Médio, entre outros locais, nos anos 80 e 90, como também pela extrema habilidade com a qual constrói perfis minuciosos e abrangentes. Figuras polêmicas como Fidel Castro, Hugo Chávez e Augusto Pinochet, além de escritores como Gabriel García Márquez e Leonardo Padura já foram esmiuçados pela pena de Anderson. Um dos trabalhos mais celebrados do jornalista, que esteve no Brasil em outras ocasiões, é Che Guevara – Uma biografia, de 1997 (lançado aqui pela Objetiva em tradução de Michele MacCulloch), na qual ele reconstitui a trajetória do líder da revolução cubana em mínimos detalhes, a partir de entrevistas com pessoas muito próximas e companheiros de luta do argentino. E, mais importante, revela onde foi enterrado o corpo de Che Guevara.

As conversas com Robinson e Anderson interessam não apenas aos estudantes de jornalismo, mas a qualquer um que goste de boas e profundas histórias.

 

Jon Lee Anderson e Walter Robinson no Rio de Janeiro

Data: 11 de outubro

Endereço: IMS – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

Entrada franca sujeita à lotação

 

Programação

16h –  Exibição do filme Spotlight

19h –  Walter Robinson conversa com a jornalista Consuelo Dieguez, da revista piauí  (com tradução simultânea)

20h –  Jon Lee Anderson conversa com a jornalista Daniela Pinheiro, da revista piauí  (com tradução simultânea)

 

Distribuição de senhas para o filme às 15h30

Distribuição de senhas para o evento às 18h30

, , , , , , , ,