Brasil, junho de 2013

Vídeos

22.06.13

Durante o mês de junho, o Brasil tem sido sacudido por uma onda de manifestações que de início protestavam contra o aumento da tarifa de transporte público, mas logo ganharam um maior escopo e uma maior adesão. As redes sociais exercem um papel crucial no fenômeno, tanto na organização e divulgação dos atos quanto no compartilhamento instantâneo, sem intermediários nem censura, das experiências dos participantes.

O Blog do IMS selecionou três vídeos que ajudam a contar essa história. O primeiro, de Egberto Nogueira, registra a manifestação ocorrida em São Paulo em 17/6. Gravado no mesmo dia, mas no Rio de Janeiro, o vídeo de Michel de Souza documenta o protesto carioca no dia dos conflitos em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a Alerj. O último foi gravado no dia 20/6, durante a ação da PM do Estado do Rio de Janeiro na Lapa após a manifestação ocorrida na Av. Presidente Vargas.

http://www.youtube.com/watch?v=E6OAPIQGsL0

(Egberto Nogueira)

http://www.youtube.com/watch?v=zEXea3fsz80&hd=1

(Michel de Souza)

https://www.youtube.com/watch?v=V2gZwB7caVc&hd=1

(fulltomp)

Mais:

Em cartaz nas ruas do país – uma seleção de cartazes levados para as ruas de diversas cidades brasileiras nas manifestações que tomaram conta do país no dia 17 de junho.

A Passeata dos Cem Mil de junho de 1968 – uma galeria com imagens feitas por David Drew Zingg da manifestação que levou cem mil pessoas ao centro do Rio de Janeiro para protestar contra a ditadura.