Busca no Acervo de Fotografia

Em cartaz

29.11.13

Agora, com o site espe­ci­al Busca no Acervo de Fotografia, além da nave­ga­ção livre, é pos­sí­vel explo­rar recor­tes temá­ti­cos do Acervo Fotográfico do Instituto Moreira Salles atra­vés de cole­ções e con­jun­tos de ima­gens pre­pa­ra­dos pela coor­de­na­do­ria de foto­gra­fia a par­tir do ban­co de ima­gens on-line. As pes­qui­sas podem ser sal­vas e com­par­ti­lha­das medi­an­te a cri­a­ção de uma con­ta de usuá­rio.

Entre as pes­qui­sas em des­ta­que estão Música e arte bra­si­lei­ra de 1970 e 1990, de David Drew Zingg,  Moda, de Otto Stupakoff, e Manifestações da cul­tu­ra popu­lar bra­si­lei­ra, de Marcel Gautherot.  O site tam­bém apre­sen­ta as últi­mas novi­da­des do ban­co de dados on-line, como as foto­gra­fi­as de Martín Chambi, pri­mei­ro fotó­gra­fo peru­a­no de san­gue indí­ge­na a retra­tar seu pró­prio povo com dig­ni­da­de e alto nível téc­ni­co.

David Zingg. Elke Maravilha (década de 1970).

David Drew Zingg. Elke Maravilha (década de 1970).

O acer­vo foto­grá­fi­co do Instituto Moreira Salles come­çou a ser reu­ni­do em maio de 1998, com a aqui­si­ção da Coleção Gilberto Ferrez, que con­tem­pla a pro­du­ção do fotó­gra­fo cari­o­ca Marc Ferrez, um dos mais impor­tan­tes das Américas na vira­da do sécu­lo XIX para o XX. Hoje o acer­vo con­ta com cer­ca de 600 mil ima­gens, par­te delas digi­ta­li­za­da e dis­po­ní­vel para pes­qui­sas on-line.

O foco prin­ci­pal do acer­vo é a incor­po­ra­ção per­ma­nen­te ou tem­po­rá­ria de obras com­ple­tas de auto­res de rele­vân­cia para a his­tó­ria do Brasil e da foto­gra­fia, visan­do sua pre­ser­va­ção, pes­qui­sa, aces­so e difu­são. O tra­ba­lho de recu­pe­ra­ção físi­ca e docu­men­tal dos acer­vos foto­grá­fi­cos res­pei­ta a con­sis­tên­cia e a pro­ve­ni­ên­cia das cole­ções, para que não se per­cam as refe­rên­ci­as que per­mi­tem enten­der cada con­jun­to.

Marcel Gautherot. Candomblé (c.1970).

Marcel Gautherot. Candomblé (c.1970).

, , ,