Carolina é 100

Vídeos

03.04.14

No últi­mo dia 14 de mar­ço, o IMS-RJ come­mo­rou o cen­te­ná­rio de nas­ci­men­to da escri­to­ra Carolina de Jesus (1914–1977), conhe­ci­da por Quarto de des­pe­jo, lan­ça­do em 1960, com o even­to Carolina é 100.

Durante o even­to, foi apre­sen­ta­do o docu­men­tá­rio Favela: a vida na pobre­za (Favela — Das Leben in Armut), diri­gi­do pela ale­mã Christa Gottmann-Elter em 1971 e até então iné­di­to no Brasil. O fil­me foi res­tau­ra­do e legen­da­do em por­tu­guês pelo IMS. Após a exi­bi­ção do docu­men­tá­rio, acon­te­ceu um deba­te com a par­ti­ci­pa­ção do jor­na­lis­ta Audálio Dantas, des­co­bri­dor de Carolina de Jesus e com­pi­la­dor de Quarto de des­pe­jo, e da pro­fes­so­ra e crí­ti­ca lite­rá­ria Marisa Lajolo, que já se dete­ve sobre a poe­sia de Carolina.

O IMS dis­po­ni­bi­li­za o deba­te ocor­ri­do duran­te o even­to Carolina é 100 na ínte­gra:

https://www.youtube.com/watch?v=yaXeesG6C5o

MAIS

Quarto de des­pe­jo: “flor incrí­vel e pura” — Elvia Bezerra escre­ve sobre Carolina de Jesus e apre­sen­ta uma gale­ria de capas de edi­ções inter­na­ci­o­nais de seu livro mais conhe­ci­do.

Quarto de des­pe­jo: a peça — uma gale­ria de foto­gra­fi­as rela­ti­vas à pri­mei­ra mon­ta­gem da adap­ta­ção tea­tral de “Quarto de des­pe­jo”.

Carolina Maria de Jesus can­ta — a Rádio Batuta recu­pe­ra o dis­co raro gra­va­do por Carolina de Jesus.

, , , , , , ,