Carolina é 100

Vídeos

03.04.14

No último dia 14 de março, o IMS-RJ comemorou o centenário de nascimento da escritora Carolina de Jesus (1914-1977), conhecida por Quarto de despejo, lançado em 1960, com o evento Carolina é 100.

Durante o evento, foi apresentado o documentário Favela: a vida na pobreza (Favela – Das Leben in Armut), dirigido pela alemã Christa Gottmann-Elter em 1971 e até então inédito no Brasil. O filme foi restaurado e legendado em português pelo IMS. Após a exibição do documentário, aconteceu um debate com a participação do jornalista Audálio Dantas, descobridor de Carolina de Jesus e compilador de Quarto de despejo, e da professora e crítica literária Marisa Lajolo, que já se deteve sobre a poesia de Carolina.

O IMS disponibiliza o debate ocorrido durante o evento Carolina é 100 na íntegra:

MAIS

Quarto de despejo: “flor incrível e pura” – Elvia Bezerra escreve sobre Carolina de Jesus e apresenta uma galeria de capas de edições internacionais de seu livro mais conhecido.

Quarto de despejo: a peça – uma galeria de fotografias relativas à primeira montagem da adaptação teatral de “Quarto de despejo”.

Carolina Maria de Jesus canta – a Rádio Batuta recupera o disco raro gravado por Carolina de Jesus.

, , , , , , ,