Como des-cobrir poemas

Literatura

22.11.12

Descobrir que um texto é uma foto, que a foto é a imagem de um texto que em si esconde a imagem evidenciada pela artista.

O trabalho de Natalie Czech (1976), artista recém-premiada com a bolsa para fotografia Ellen-Auerbach 2012, pela Akademie der Künste de Berlim, onde foi exposto recentemente, passeia entre a narrativa do texto e a potência da imagem fotografada com uma singular sensibilidade poética.

A significativa – embora pequena – exposição de Natalie Czech para a premiação acima citada surpreende pela eloquência de um trabalho elaborado próximo ao silêncio.

A série apresentada, “Today I wrote nothing”(2009), baseia-se no diário de Daniil Kharms (1905-42), reconhecido poeta e performer iconoclasta da então cena literária soviética. Acusado de antissoviético, foi preso em 1931 e, em 1941, enclausurado numa clínica psiquiátrica, vindo a morrer um ano depois.

Em 9 de julho de 1937, Kharms escreve em seu diário:

Today I wrote nothing.

Doesn’t matter.

January 9th.

Natalie extrai desse vazio aparente uma eloquente série de 22 fotografias da página do diário. Em cada uma das fotos, algumas das palavras faltam, redefinindo o contexto e o significado da mensagem.

Em outra série de seu trabalho denominada “Hidden Poems”, a artista fotografa imagens de revista, jornais e livros ilustrados juntamente com o texto ao qual se referem e dali, num intrincado e minucioso trabalho de seleção vocabular, encontra e marca com uma caneta hidrográfica colorida cada palavra constituinte de um determinado poema escolhido entre nomes como, por exemplo, Robert Creeley (1926 – 2005), Frank O’Hara (1926 – 1966), Rolf Dieter Brinkmann (1940 – 1975), E. E. Cummings (1894 – 1962) e Velimir Khlebnikov (1885 – 1922). A escolha não é aleatória. Pelo contrário, faz surgir um diálogo que dissolve fronteiras do que acreditamos ser fotografia, poesia e texto. Há uma alteração de sentidos, construindo um labirinto com muitas saídas, de onde saímos pelas entradas.

Num trabalho mais recente, “A small bouquet”, Czech utiliza o caligrama do poeta Frank O’Hara para confrontar e mesclar texto e imagem, desta vez feita pelo próprio texto.

Ela inverte agora o que havia feito no processo de “Hidden Poems”, ao inscrever o poema na estrutura de um texto já existente. Aqui, o princípio do processo se dá com esse poema-imagem, em forma de caligrama, do poeta americano Frank O’Hara (1926-66). A artista convidou sete autores (Andrew Berardini, Maia Gianakos, Julien Bismuth, Leslie-Ann Murray, Mick Peter, Nathania Rubin e Alix Rule), para que cada um absorvesse e recontextualizasse o caligrama de O’Hara num novo texto, mantendo as palavras do mesmo na disposição e relação espacial do original. O poema permanece ali inscrito na tessitura do novo texto e quase desaparece, se não fosse pela re-intervencão de Natalie, marcando as palavras em lápis de cera pastel e fazendo ressurgir “A small bouquet”, enfatizado pelo desenho.

Esse resultado é então fotografado e exposto em sequência, dando ao espectador a possibilidade de múltiplas leituras.

Surge uma nova questão: a relação entre essas camadas – a imagem, o texto e o poema – que se contagiam de tal forma que nada mais poderá ser visto, lido ou sentido sem cada uma das atribuições que cada uma carregava anteriormente.

É aí, talvez, que surja no trabalho de Natalie Czech a evidência da questão fotográfica, meio aglutinante desse processo que a artista não prescinde. Muito pelo contrário, ela o reafirma através desse percurso.

* Carla Guagliardi é artista plástica, vive e trabalha no Rio de Janeiro e em Berlim.

Créditos das imagens:

Natalie Czech
o.T. / Today I wrote nothing / Daniil Kharms, 2009
38 x 28 cm, C-Print
Courtesy Galerie Kadel Willborn, Karlsruhe
Copright: VG Bild-Kunst Bonn

Natalie Czech – A hidden poem by Robert Lax, 2012
C-Print, 77 x 105 cm
Courtesy Galerie Kadel Willborn, Karlsruhe
Copright: VG Bild-Kunst Bonn

Natalie Czech – A small bouquet by Andrew Berardini, 2011
85 x 60 cm, oil pastel on C-Print
Courtesy Galerie Kadel Willborn, Karlsruhe
Copright: VG Bild-Kunst Bonn

Natalie Czech – A small bouquet by Maia Gianakos, 2011
85 x 60 cm, oil pastel on C-Print
Courtesy Galerie Kadel Willborn, Karlsruhe
Copright: VG Bild-Kunst Bonn

, , ,