Conversas na galeria: Mauro Restiffe

Vídeos

02.09.14

Inaugurando a série “Conversas na gale­ria”, na qual o públi­co pode assis­tir gra­tui­ta­men­te a con­ver­sas com artis­tas e crí­ti­cos de arte nos pró­pri­os espa­ços expo­si­ti­vos, Mauro Restiffe — res­pon­sá­vel por São Paulo, fora de alcan­ce, em car­taz no IMS do Rio de Janeiro — con­ver­sou com Thyago Nogueira, edi­tor da revis­ta ZUM e cura­dor da mos­tra.

A pedi­do da revis­ta ZUM, Restiffe foto­gra­fou o bair­ro da Luz em 2012. Para esta expo­si­ção, o fotó­gra­fo foi con­vi­da­do a esten­der seu tra­ba­lho sobre a cida­de de São Paulo, rea­li­zan­do cami­nha­das por outros bair­ros, cen­trais e peri­fé­ri­cos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Restiffe sem­pre usou fil­me em pre­to e bran­co, de altís­si­ma sen­si­bi­li­da­de, mes­mo com o adven­to da ima­gem digi­tal, o que pare­ce ade­qua­do para a cap­ta­ção dos regis­tros dos bair­ros em trans­for­ma­ção. Foi um pro­ces­so rea­li­za­do “com mui­ta angús­tia”, dis­se o fotó­gra­fo, que bus­cou luga­res menos óbvi­os nos bair­ros.

Assista ao bate-papo na ínte­gra abai­xo:

No dia 20 de setem­bro, have­rá mais um even­to da série “Conversas na gale­ria”, des­ta vez com o arqui­te­to e crí­ti­co de arte Agnaldo Farias e Ana Luiza Nobre, tam­bém arqui­te­ta, pro­fes­so­ra do Departamento de Arte e Design da PUC-Rio e Coordenadora de Pesquisa e Educação do Instituto Moreira Salles.

, ,