Escute a discografia completa de Ernesto Nazareth

Música

25.04.12

O Brasil ago­ra pode se orgu­lhar em dizer que Ernesto Nazareth é o pri­mei­ro com­po­si­tor no mun­do a ter sua dis­co­gra­fia com­ple­ta dis­po­ni­bi­li­za­da onli­ne!  Na seção discografia/gravações está dis­po­ní­vel uma exten­sa tabe­la que cata­lo­ga cer­ca de 2.500 gra­va­ções de músi­cas de Nazareth fei­tas des­de 1902 até hoje, em todo o mun­do.

E para enri­que­cer a tabe­la, estão dis­po­ní­veis 2.043 gra­va­ções para audi­ção ins­tan­tâ­nea em stre­am (não sen­do pos­sí­vel down­lo­ad). Basta cli­car em uma gra­va­ção, que o player irá apa­re­cer. Em segui­da cli­que no botão play.

Lá vocês encon­tra­rão as pri­mei­ras gra­va­ções em 78-RPM fei­tas na pri­mei­ra déca­da de sécu­lo XX pela len­dá­ria Casa Edison, com ban­das mili­ta­res e alguns dos pri­mei­ros regi­o­nais de cho­ro, pas­san­do por gra­va­ções do pró­prio Nazareth, a explo­são que foi sua músi­ca em 1914 nos EUA e Paris, o perío­do de tran­si­ção na déca­da de 1940 com influên­ci­as ame­ri­ca­nas, os pri­mei­ros LPs anto­ló­gi­cos na déca­da de 1950 com Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Carolina Cardoso de Menezes, os can­to­res popu­la­res, sua gran­de redes­co­ber­ta pela pia­nis­ta Eudóxia de Barros em 1963 e pelo pia­nis­ta Arthur Moreira Lima em 1975, que o leva­ram defi­ni­ti­va­men­te para as salas de con­cer­to, aden­tran­do na era do CD com arran­jos espe­ta­cu­la­res para as mais vari­a­das for­ma­ções ins­tru­men­tais, inclu­si­ve orques­tra sinfô­ni­ca, em um momen­to em que ele é gra­va­do por músi­cos japo­ne­ses, ame­ri­ca­nos, fran­ce­ses, noru­e­gue­ses, uru­guai­os, islan­de­ses, cana­den­ses, bra­si­lei­ros, e mui­tos outros, mos­tran­do o alcan­ce que sua obra tem.

Cliquem no cabe­ça­lho de cada colu­na para sor­tir em ordem cres­cen­te ou decres­cen­te seu con­teú­do. Em bre­ve serão dis­po­ni­bi­li­za­das bus­ca avan­ça­da e outras fun­ci­o­na­li­da­des.

Esta é uma pes­qui­sa iné­di­ta desen­vol­vi­da por Alexandre Dias há 13 anos, e que mos­tra que Ernesto Nazareth é um dos com­po­si­to­res mais gra­va­dos e que­ri­dos do Brasil. Sua dis­po­ni­bi­li­za­ção é pos­sí­vel gra­ças à visão extra­or­di­ná­ria do Instituto Moreira Salles, repre­sen­ta­do por Bia Paes Leme e Paulo Aragão, tam­bém coor­de­na­do­res do site.

Ajudem-nos a divul­gar este acer­vo.

Desejamos a todos um mer­gu­lho pro­fun­do no uni­ver­so que é a dis­co­gra­fia de Nazareth, e que pos­sam sem­pre se mara­vi­lhar com as pos­si­bi­li­da­des de sua músi­ca!.

,