Escute a discografia completa de Ernesto Nazareth

Música

25.04.12

O Brasil agora pode se orgulhar em dizer que Ernesto Nazareth é o primeiro compositor no mundo a ter sua discografia completa disponibilizada online!  Na seção discografia/gravações está disponível uma extensa tabela que cataloga cerca de 2.500 gravações de músicas de Nazareth feitas desde 1902 até hoje, em todo o mundo.

E para enriquecer a tabela, estão disponíveis 2.043 gravações para audição instantânea em stream (não sendo possível download). Basta clicar em uma gravação, que o player irá aparecer. Em seguida clique no botão play.

Lá vocês encontrarão as primeiras gravações em 78-RPM feitas na primeira década de século XX pela lendária Casa Edison, com bandas militares e alguns dos primeiros regionais de choro, passando por gravações do próprio Nazareth, a explosão que foi sua música em 1914 nos EUA e Paris, o período de transição na década de 1940 com influências americanas, os primeiros LPs antológicos na década de 1950 com Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Carolina Cardoso de Menezes, os cantores populares, sua grande redescoberta pela pianista Eudóxia de Barros em 1963 e pelo pianista Arthur Moreira Lima em 1975, que o levaram definitivamente para as salas de concerto, adentrando na era do CD com arranjos espetaculares para as mais variadas formações instrumentais, inclusive orquestra sinfônica, em um momento em que ele é gravado por músicos japoneses, americanos, franceses, noruegueses, uruguaios, islandeses, canadenses, brasileiros, e muitos outros, mostrando o alcance que sua obra tem.

Cliquem no cabeçalho de cada coluna para sortir em ordem crescente ou decrescente seu conteúdo. Em breve serão disponibilizadas busca avançada e outras funcionalidades.

Esta é uma pesquisa inédita desenvolvida por Alexandre Dias há 13 anos, e que mostra que Ernesto Nazareth é um dos compositores mais gravados e queridos do Brasil. Sua disponibilização é possível graças à visão extraordinária do Instituto Moreira Salles, representado por Bia Paes Leme e Paulo Aragão, também coordenadores do site.

Ajudem-nos a divulgar este acervo.

Desejamos a todos um mergulho profundo no universo que é a discografia de Nazareth, e que possam sempre se maravilhar com as possibilidades de sua música!.

,