Exposições de fotografia pelo mundo

ZUM

06.10.15

O site da revista ZUM apresenta uma seleção de exposições em cartaz ao redor do mundo para quem gosta de fotografia. Alguns dos destaques:

No Museu de Fotografia da Antuérpia, Obras-primas e descobertas apresenta a obra de August Sander (1876-1964), considerado um dos mais influentes fotógrafos do século passado. Sua série “Pessoas do século 20” busca identificar a totalidade da ordem social através de centenas de retratos. Além deste projeto, a mostra apresenta uma síntese caleidoscópica de diversos tópicos, abrangendo cinco décadas. São mais de 300 ampliações originais, entre imagens famosas e outras nunca exibidas.

Bíblia e vibrador, em cartaz no Museu FOAM de Amsterdã, gira em torno dos esforços dos amigos e amantes da fotógrafa Momo Okabe, trangêneros marginalizados na sociedade japonesa. Nas séries, retratos nus figuram entre imagens de caos e destruição, como registros da cidade de Miyagi depois do terremoto que atingiu o Japão em 2011. Okabe une ternura com uma intimidade crua, visível através de seu uso da cor e da sensibilidade com que aborda a importante e complexa questão da transexualidade.

Robert Capa e a cor, no Jeu de Paume, em Paris, reúne a vertente menos estudada do trabalho do fotógrafo, consagrado pelas imagens de guerra em preto e branco. As fotografias em cores eram comumente recusadas pelas publicações, indo parar nos arquivos. Foi assim com estas imagens, que permaneceram guardadas até agora, quando foram restauradas e expostas.

Em Isibonelo/Evidence, em cartaz no Museu do Brooklyn, em Nova York, Zanele Muholi mescla fotografia, vídeo, instalação e ativismo pelos direitos humanos para dar visibilidade às comunidades negras de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros da África do Sul. Com 87 obras, criadas entre 2007 e 2014, a mostra inclui a série Faces e frases, que usa relatos em primeira mão para narrar a experiência de se viver em um país cuja constituição protege os direitos dos cidadãos LGBT, mas frequentemente falha em defendê-los da violência.

Para ler a lista completa de exposições e conhecer mais detalhes sobre cada uma delas, visite o site da revista ZUM.

, , , ,