IMS lança estudo sobre a obra de Clarice Lispector

Literatura

02.03.12

O Instituto Moreira Salles lança, no dia 8 de março, às 20h30, no IMS-RJ, o livro Clarice Lispector – Figuras da escrita, do crítico literário português e professor de literatura brasileira Carlos Mendes de Sousa. A publicação é uma reedição integral do texto com mesmo título publicado em Portugal em 2000, pela Universidade do Minho, em Braga, que teve uma tiragem de 500 exemplares. A edição do livro no Brasil faz parte de uma série de ações que há muito vêm se desenvolvendo no IMS em torno da obra de Clarice.

Em Clarice Lispector – Figuras da escrita, o autor não se detém apenas na explicação de um gênero literário ou em aspectos específicos da poética clariciana. A pesquisa de Carlos Mendes de Sousa, iniciada no Rio de Janeiro em 1992, se debruça sobre toda a obra de Clarice em suas diferentes modalidades: romances, contos, crônicas, cartas e entrevistas.

Segundo Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, trata-se do mais completo estudo até hoje realizado sobre a obra de Clarice Lispector. “É preciso observar que o autor mantém todo o tempo um diálogo generoso com a bibliografia de Clarice produzida até então, assim como vai buscar instrumental teórico em áreas como a filosofia, a psicanálise e a própria teoria literária”, explica Eucanaã. Apesar disso, Carlos Mendes Sousa define que “a publicação não deixa de ser uma iniciação à leitura de Clarice Lispector”.

Figuras da escrita
Carlos Mendes de Sousa
632 pp., R$ 75

, , , ,