IMS no Google Art Project

Em cartaz

04.12.13

O Instituto Moreira Salles esta­be­le­ceu uma par­ce­ria com o Google Cultural Institute para dis­po­ni­bi­li­zar 160 foto­gra­fi­as de seu acer­vo atra­vés do Google Art Project, pla­ta­for­ma que reú­ne e difun­de algu­mas dos museus e ins­ti­tui­ções cul­tu­rais mais impor­tan­tes do mun­do.

São obras de gran­des nomes da foto­gra­fia bra­si­lei­ra his­tó­ri­ca, moder­na e con­tem­po­râ­nea, como Marc Ferrez, Marcel Gautherot, Haruo Ohara, Thomaz Farkas, Maureen Bisiliat, Otto Stupakoff e Jorge Bodanzky, divi­di­das em oito expo­si­ções temá­ti­cas: O Rio de Janeiro por Marc Ferrez (1875–1916), A escra­vi­dão no Brasil (1860–1885), Experimentação e abs­tra­ção (1940–1969), Fotografia e arqui­te­tu­ra moder­na no Brasil (1940–1962), Maureen Bisiliat (1960–1970), José Medeiros e o foto­jor­na­lis­mo no Brasil (1949–1957), Otto Stupakoff e foto­gra­fia de moda (1953–1994) e Fotografia con­tem­po­râ­nea (1964–2013).

No mes­mo site tam­bém é pos­sí­vel fazer uma visi­ta vir­tu­al ao cen­tro cul­tu­ral do IMS no Rio de Janeiro, base­a­da na mes­ma tec­no­lo­gia usa­da pelo Google Street View. Para Sergio Burgi, coor­de­na­dor de foto­gra­fia do IMS, essa par­ce­ria “é uma opor­tu­ni­da­de tan­to de con­tri­buir com esta pla­ta­for­ma atra­vés da dis­po­ni­bi­li­za­ção de con­teú­dos bra­si­lei­ros de rele­vân­cia inter­na­ci­o­nal, como tam­bém de nos bene­fi­ci­ar­mos da exten­sa expo­si­ção e difu­são ele­trô­ni­ca pro­por­ci­o­na­da por este impor­tan­te pro­je­to a nível mun­di­al”.

Marc Ferrez. Vista do Pão de Açúcar, tomada do Morro da Urca, c. 1914 (RJ)

Thomaz Farkas. Luminária do Cine Ipiranga, c. 1945 (SP)

Marcel Gautherot. Congresso Nacional, 1960 (Brasília)

Fotógrafo não identificado. Mulher na liteira com dois escravos, c. 1860 (BA)

Maureen Bisilliat. Menino-anjo, 1963 (São José do Rio Pardo, SP)

José Medeiros. Parada de 7 de setembro, c. 1955 (RJ)

Otto Stupakoff. Ian, 1963 (SP)

Caio Reisewitz. Copacadema, 2009.

Todas as ima­gens aci­ma per­ten­cem ao acer­vo do Instituto Moreira Salles.


, , , , , , , , ,