Interferências de Maureen Bisilliat

Fotografia

05.03.13

A fotó­gra­fa Maureen Bisilliat, cujo acer­vo está sob a guar­da do Instituto Moreira Salles, é um dos des­ta­ques da 3ª edi­ção do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), o Foto em Pauta, que será rea­li­za­do de quar­ta-fei­ra (6 de mar­ço) a domin­go des­ta sema­na.

A expo­si­ção Adesão: Junção/Ligação/União. Fotos esco­lhi­das para trans­for­ma­ção, em car­taz no Sobrado Ramalho, reú­ne dois con­jun­tos de fotos: oito delas estão em tama­nho gran­de e emol­du­ra­das, sem ter sofri­do inter­ven­ções pos­te­ri­o­res da artis­ta; e 21 em peque­no for­ma­to apa­re­ce­rão como estão no recém-lan­ça­do livro Maureen Bisilliat, da cole­ção Fotógrafos Viajantes da Terra Virgem, da edi­to­ra Terra Firme.

Todas as do segun­do con­jun­to são apre­sen­ta­das em cópi­as que vêm sofren­do diver­sas inter­fe­rên­ci­as ao lon­go dos anos: manu­se­a­das, colo­ri­za­das, guar­da­das para rece­ber a ação do tem­po etc. Uma amos­tra do resul­ta­do pode ser con­fe­ri­da nos qua­tro tra­ba­lhos repro­du­zi­dos abai­xo.

 

Menina-anjo de olhos tris­tes. Ouro Preto/MG, iní­cio anos 60.

 

 

Pesca do Xaréu. Salvador/BA, anos 60 — da série Bahia Amada Amado

 

 

Fome Interior de Minas Gerais. Início anos 60. / Menina sober­ba. Interior de Minas Gerais. — ambas da série A João Guimarães Rosa

 

 

Matadouro. Feira de Santana/BA, iní­cio anos 60

 

Crédito das fotos: Maureen Bisilliat/Acervo Instituto Moreira Salles

Maureen Bisilliat nas­ceu na Inglaterra e veio para o Brasil em 1952. Começou na foto­gra­fia em 1962, ten­do atu­a­do por dez anos nas revis­tas RealidadeQuatro Rodas. Produziu séri­es céle­bres, como as dedi­ca­das ao Xingu e ao uni­ver­so de Guimarães Rosa. Em 2003, o Instituto Moreira Salles adqui­riu seu acer­vo foto­grá­fi­co, publi­can­do, em 2009, o livro Fotografias/Maureen Bisilliat.

A ZUM, revis­ta de foto­gra­fia do IMS, tam­bém par­ti­ci­pa do even­to de Tiradentes. Na quin­ta-fei­ra, dia 7, às 19h, no audi­tó­rio do Centro Cultural Yves Alves, have­rá um bate-papo com o fotó­gra­fo Guy Veloso, pre­sen­te no ter­cei­ro núme­ro da publi­ca­ção.

,