Interferências de Maureen Bisilliat

Fotografia

05.03.13

A fotógrafa Maureen Bisilliat, cujo acervo está sob a guarda do Instituto Moreira Salles, é um dos destaques da 3ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), o Foto em Pauta, que será realizado de quarta-feira (6 de março) a domingo desta semana.

A exposição Adesão: Junção/Ligação/União. Fotos escolhidas para transformação, em cartaz no Sobrado Ramalho, reúne dois conjuntos de fotos: oito delas estão em tamanho grande e emolduradas, sem ter sofrido intervenções posteriores da artista; e 21 em pequeno formato aparecerão como estão no recém-lançado livro Maureen Bisilliat, da coleção Fotógrafos Viajantes da Terra Virgem, da editora Terra Firme.

Todas as do segundo conjunto são apresentadas em cópias que vêm sofrendo diversas interferências ao longo dos anos: manuseadas, colorizadas, guardadas para receber a ação do tempo etc. Uma amostra do resultado pode ser conferida nos quatro trabalhos reproduzidos abaixo.

 

Menina-anjo de olhos tristes. Ouro Preto/MG, início anos 60.

 

 

Pesca do Xaréu. Salvador/BA, anos 60 – da série Bahia Amada Amado

 

 

Fome Interior de Minas Gerais. Início anos 60. / Menina soberba. Interior de Minas Gerais. – ambas da série A João Guimarães Rosa

 

 

Matadouro. Feira de Santana/BA, início anos 60

 

Crédito das fotos: Maureen Bisilliat/Acervo Instituto Moreira Salles

Maureen Bisilliat nasceu na Inglaterra e veio para o Brasil em 1952. Começou na fotografia em 1962, tendo atuado por dez anos nas revistas RealidadeQuatro Rodas. Produziu séries célebres, como as dedicadas ao Xingu e ao universo de Guimarães Rosa. Em 2003, o Instituto Moreira Salles adquiriu seu acervo fotográfico, publicando, em 2009, o livro Fotografias/Maureen Bisilliat.

A ZUM, revista de fotografia do IMS, também participa do evento de Tiradentes. Na quinta-feira, dia 7, às 19h, no auditório do Centro Cultural Yves Alves, haverá um bate-papo com o fotógrafo Guy Veloso, presente no terceiro número da publicação.

,