Leituras no Paço

Literatura

04.07.16

Caminhar pelo Rio nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do XX era uma oportunidade de acompanhar, dia a dia, as mudanças de uma cidade que, cada vez mais, procurava se igualar às grandes capitais europeias. Caminhar pelas ruas, porém, era também uma preciosa ocasião para alimentar a escrita, como pode atestar a obra de muitos grandes autores brasileiros da época, entre eles Machado de Assis e Lima Barreto, que fizeram da cidade personagem importante de sua ficção e de suas crônicas. O Centro do Rio daquela época, em pleno processo de profundas reformas urbanas, mereceu a atenção de ambos, e é a partir desse recorte que as professoras e pesquisadoras Marta de Senna e Beatriz Resende falarão sobre os dois escritores, em julho e agosto, no Paço Imperial. As conversas, organizadas no Paço pelo Clube de Leitura do Instituto Moreira Salles-RJ, fazem parte da mostra O Paço, a praça e o morro, que reúne, até dia 28 de agosto, 200 trabalhos de fotógrafos consagrados e anônimos, pertencentes ao acervo do IMS, sobre a área que engloba a Praça Quinze e seus arredores, além do Morro do Castelo, totalmente removido da paisagem em 1928.

img1

Clube de Leitura: Lima Barreto será tema da palestra de Beatriz Resende (no alto) e Marta de Senna falará sobre Machado de Assis (acima)

Sob a curadoria de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do Instituto, a exposição no Paço Imperial já revela ao visitante, além das imagens de fotógrafos como Marc Ferrez, Augusto Malta e Georges Leuzinger, a leitura de trechos de livros ou crônicas em que o Centro aparece nos escritos de diversos autores. Em áudios que acompanham duas sequências de fotografias está, por exemplo, o início de “Esaú e Jacó”, romance que faz do Morro do Castelo um cenário quase protagonista.

– Acho que se pode dizer que há dois Rios na ficção de Machado de Assis ­– observa Marta de Senna, que fará sua palestra sobre o escritor dia 21 de julho. – Um seria aquele mais “catito”, como diria Lima Barreto: a Zona Sul da Glória, Catete, Flamengo, que é o espaço preferencial dos romances. O outro é o da zona portuária, que se faz muito presente nos contos. E o Centro frequenta ambos, é onipresente, o lugar onde todos os personagens se encontram. Acho interessante que ambos os gêneros passem por essa região.

Autora de dois livros e organizadora de outros dois sobre Machado de Assis, Marta, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, vai focar em romances e contos nos quais o Paço, a Praça Quinze e o Morro do Castelo são explicitamente mencionados. Entre os romances, passagens de Quincas Borba e Memorial de Aires, além do já citado Esaú e Jacó. Entre os contos estão Verba testamentária, Casa velha, Um erradio, Vidros quebrados, Uns braços e O diplomático.

img3

Morro do Castelo e rua Primeiro de Março, vistos da igreja do Carmo, c. 1894. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Fotografia de Juan Gutierrez / Coleção Mestres do século XIX / Acervo Instituto Moreira Salles

Beatriz Resende, professora titular do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ, fará sua palestra sobre Lima Barreto dia 4 de agosto. A autora de Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos vai abordar, entre outros escritos, o livro “O subterrâneo do Morro do Castelo”, que também teve trechos incluídos no áudio da exposição. Lima Barreto publicou a obra em 1905, ano em que operários que trabalhavam na destruição de parte do morro para a abertura da Avenida Central descobriram a entrada de uma galeria. O achado reforçou o mito da existência de um grande tesouro que teria sido enterrado pelos jesuítas sob o convento que existia no lugar. Barreto, também jornalista, fez uma série de reportagens sobre o fato.

– A vida literária de Lima Barreto começa pelo Morro do Castelo. A reportagem que escreve para o Correio da Manhã se transforma em emocionante folhetim. Só que anônimo, sem assinatura do autor – lembra Beatriz.

Na palestra ela também comentará a crônica 13 de maio, para ela uma das mais comoventes de Lima Barreto, na qual ele lembra a cerimônia defronte ao Paço Imperial no dia da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 1888.

– Levado pelo pai para a cerimônia, no dia em que também comemorava seu sétimo aniversário, Barreto nunca irá se esquecer da cena e da imagem da princesa – conta Beatriz.

As inscrições para as palestras organizadas pelo Clube de Leitura – projeto promovido pela coordenadoria de literatura do IMS – estarão abertas entre os dias 5 e 15 de julho (ver abaixo).

Serviço

O Paço, a praça e o morro na obra de Machado de Assis

Palestrante: Marta de Senna
Dia: 21 de julho, quinta-feira
Horário: 17h às 18h30m
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro 48.
Telefone: (21) 2215-2093.

O Paço, a praça e o morro na obra de Lima Barreto

Palestrante: Beatriz Resende
Dia: 4 de agosto, quinta-feira
Horário: 17h às 18h30m.
Local: Paço Imperial

As palestras são gratuitas e o número de vagas é limitado.

Inscrições

Inscrições de 5 a 15 de julho devem ser feitas pelo e-mail [email protected] com os seguintes dados:

Assunto: inscrição palestras Paço Imperial
Especificar o título da palestra a que quer assistir
Nome completo:
Profissão:
Data de nascimento:
Telefone para contato:

 

, , , ,