Medianoche Mediodía, Ana Cristina Cesar em espanhol

Por dentro do acervo

18.02.13

No jornal espanhol El País, o poeta e crítico Edgardo Dobry escreveu uma resenha positivíssima de Medianoche Mediodía, livro que compila a tradução ao espanhol de cinquenta e três poemas de Ana Cristina Cesar. Em 2013, completam-se trinta anos da morte da poeta carioca. Nas palavras de Dobry, Ana Cristina oferece uma “poesia ardente, impetuosa”. Seguindo a tradição dos “autênticos malditos”, ela “se aproxima de formas quase prazerosas de sarcasmo, como quem se consume no ato de incendiar o mundo”. O crítico ainda afirma que costumam comparar a poeta brasileira à argentina Alejandra Pizarnik.

Medianoche Mediodía foi traduzido pelas poetas argentinas Teresa Arijón e Bárbara Belloc, e não está longe de ser a primeira obra de Ana Cristina Cesar vertida a outro idioma. Confira abaixo a lista de obras traduzidas:

Espanhol:

Antologia poética. Tradução de Alicia Torres. Caracas: Planeta Venezolana, 1989
 
Antologia poética. Tradução de Alicia Torres. Bogotá: Fundación para La Investigación y La Cultura, Tiempo Presente, 1990

Guantes de gamuza y otros poemas: bilíngüe. Seleção, tradução e notas de Teresa Arijón e Sandra Almeida. Córdoba: Baio de La Luna, 1992

Album de retazos: antologia critica bilíngüe: poemas, cartas, imagenes, inéditos. Seleção, tradução e notas de Luciana di Leone, Florência Garramuño e Carolina Puente. Corregidor: Buenos Aires, 2006.

Medianoche mediodía: 53 poemas. Ediciones Amargord: Madri, 2012.

Francês:

Gants de peau et autres poèmes. Tradução de Michel Riaudel. Paris: Chandeigne, 2005.

Inglês:

Intimate diary. Tradução de Patricia E. Paige, Celia McCullough e David Treece. Londres: Boulevard, 1997.

Para a elaboração do livro Album de retazos: antologia critica bilíngüe: poemas, cartas, imagenes, inéditos, as pesquisadoras Luciana di Leone, Florência Garramuño e Carolina Puente vieram pesquisar no acervo do IMS em 2005.

Confira abaixo páginas manuscritas ou datilografadas da autora que fazem parte do Acervo do IMS:

 

,

 

, , ,