Mergulho do IMS na Flip

IMS na Flip

27.06.16

Homenageada pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) este ano, a obra da poeta Ana Cristina Cesar também será o principal destaque da casa que o Instituto Moreira Salles vai manter na cidade, pelo sexto ano consecutivo. A programação, que acontece entre quinta-feira, 30 de junho, e domingo, 3 de julho, inclui exposição, montagem de paginário, lançamento de livro e de revistas, além de exibição de um curta-metragem sobre a autora, que morreu em 1983, e cujo acervo se encontra sob a guarda do IMS desde 1999.

A poeta Ana Cristina Cesar, homenageada da FLIP e estrela da Casa do IMS em 2016

A casa será aberta ao público na quinta-feira, às 10h, com a exposição Inconfissões – Imagens de Ana Cristina Cesar, reunindo fotografias, desenhos, manuscritos e textos da poeta. O material também integra o livro Inconfissões – Fotobiografia de Ana Cristina Cesar, organizado pelo poeta Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS. A publicação vai além do acervo do instituto, trazendo outros registros de quem conviveu com a escritora ou de quem foi diretamente influenciado por seus escritos. A fotobiografia será lançada no mesmo dia (30), às 20h, com leitura de textos e poemas por diversos convidados, entre eles Adriana Calcanhotto, Italo Moriconi e Annita Costa Malufe.

Também faz parte da exposição uma parede feita em parceria com o projeto Paginário, intervenção coletiva criada pelo escritor Leonardo Villa-Forte e desenvolvida com o produtor Rodrigo Lopes. Durante vários dias o público participou do projeto enviando para o site do IMS um texto da autora, que podia variar de poesia a cartas, ou de outros escritores que dialogassem com a obra dela, grifando seu trecho preferido. O campeão de citações foi o poema “Mocidade independente”, do livro A teus pés, publicado em 1982. Serão ao todo 208 páginas expostas na Casa do IMS, e os visitantes também poderão marcar seus trechos preferidos ali durante a Flip. “Será a segunda vez que abriremos o projeto para intervenção das pessoas durante um evento, e da primeira vez o resultado foi bem interessante”, conta Villa-Forte, que iniciou o Paginário em dezembro de 2013.

Ainda na área das publicações, a casa será palco do lançamento, também na quinta-feira, às 20h, de duas edições da serrote, revista quadrimestral de ensaios, editada pelo IMS. A serrote #23 traz, entre outros textos, a série Retratos do Brasil, composta por quatro artigos sobre o momento político do país assinados por Tales Ab’Saber, Ângela Alonso, Renato Lessa e Laymert Garcia dos Santos, e um ensaio inédito do crítico José Carlos Avellar (1936-2016) que integrará um livro sobre a figura do pai no cinema brasileiro, a ser lançado até o final do ano pelo IMS. Já a serrote #23 ½ , uma edição especial distribuída gratuitamente durante a Flip, lembra Ana Cristina Cesar com um texto inédito da poeta Alice Sant’Anna sobre o caderno Meios de transporte, que funcionou como uma preparação para o livro A teus pés.

Entre quinta e domingo, sempre às 11h, será exibido o curta-metragem Poesia é uma ou duas palavras e por trás uma imensa paisagem (1990), de João Moreira Salles. Em nove minutos, ele homenageia Ana Cristina Cesar usando trechos de obras da poeta e de autores que a influenciaram, como Baudelaire, Silvia Plath, T.S. Eliot, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

Outra atração da Casa serão as conversas promovidas pela Batuta, web rádio do IMS, com escritores que estarão na FLIP, e que ali vão conversar sobre seus livros, autores e personagens preferidos. As primeiras sessões de conversa – todas serão disponibilizadas depois no site da Rádio Batuta – acontecerão na quinta, às 17h (Walter Carvalho e Laura Liuzzi) e 18h (Sérgio Alcides). Entre os estrangeiros estão a peruana Gabriela Wiener, os mexicanos Álvaro Enrigue e Valeria Luiselli e o americano Benjamin Moser, um dos principais divulgadores da obra de Clarice Lispector no exterior.

A poeta Ana Cristina Cesar, homenageada da FLIP e estrela da Casa do IMS em 2016

Confira abaixo a programação completa:

 

Casa do IMS – Rua do Comércio 13, Centro Histórico de Paraty

Funcionamento: Quinta (dia 29 de junho), das 10h às 22h. Sexta e sábado (30 de junho e 1 de julho), das 10h às 21h. Domingo (dia 3 de julho), das 10h às 16h.

 

Exposição

Inconfissões – Imagens de Ana Cristina Cesar

Abertura na quinta, às 10h.

 

Exibição de filme

Poesia é uma ou duas palavras e por trás uma imensa paisagem (1990, 9 minutos), de João Moreira Salles.

De quinta a domingo, às 11h.

img3

Lançamentos

Inconfissões – Fotobiografia de Ana Cristina Cesar, organizado por Eucanaã Ferraz. Com leitura de textos por Adriana Calcanhotto, Alice Sant’Anna, Annita Costa Malufe, Elizama Almeida, Eucanaã Ferraz, Flavio Lenz, Italo Moriconi, Laura Liuzzi, Leonardo Gandolfi e Marília Garcia.

– Revistas serrote #23 e serrote 23 ½

Quinta, às 20h.

img4

Em sentido horário: Benjamin Moser, Valeria Luiselli, Gabriela Wiener e Sérgio Alcides

Batuta na Flip

(programação sujeita a alterações)

 

Quinta, dia 30

17h – Walter Carvalho e Laura Liuzzi

18h – Sérgio Alcides

 

Sexta, 1 de julho

16h – Álvaro Enrigue

18h – Misha Glenny

19h – J. P. Cuenca

 

Sábado, 2 de julho

15h – Valeria Luiselli

15h30 – Kenneth Maxwell

18h – Benjamin Moser

19h – Gabriela Wiener

img5

 

, , , , ,