Novo prédio do IMS na Avenida Paulista

Vídeos

20.01.14
Render do projeto e início das obras (crédito da foto: Bruno Fernandes)

Render do projeto e início das obras (crédito da foto: Bruno Fernandes)

Construir um amplo centro cultural em São Paulo, com espaço suficiente para abrigar grandes exposições, é uma antiga aspiração do Instituto Moreira Salles. Após a realização de um concurso arquitetônico em 2011, vencido pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, as obras tiveram início em dezembro de 2013 em um terreno na avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação. A conclusão deste novo marco na arquitetura da avenida está previsto para o segundo semestre de 2016.

Além de três andares dedicados exclusivamente a exposições e de abrigar a administração do IMS, o prédio também contará com uma biblioteca e espaços para mostras de cinema, palestras, cursos e eventos musicais, como os que o instituto já realiza em seu centro cultural do Rio de Janeiro, na Gávea.

Nas palavras dos arquitetos Marcelo Morettin e Vinícius Andrade, que explicam o projeto em detalhes no vídeo abaixo, o novo museu terá uma relação franca e direta com a cidade:

Imaginamos um museu acessível, que ofereça um ambiente interno tranquilo e acolhedor, capaz de equilibrar a vibração das calçadas com a natureza e a escala dos espaços museológicos que exigem uma qualidade de luz e uma percepção do tempo muito especiais. Enfim, um museu marcante, que proporcione uma experiência única e pessoal para o visitante.

http://www.youtube.com/watch?v=Gvn17Leq4QQ

, , , , , ,