O estúdio de Millôr

Séries

24.03.13

Julia Kovensky e Jovita Santos de Mendonça, da coordenadoria de iconografia do IMS, passaram uma semana de março no estúdio de Millôr Fernandes inventariando todo o material que viria em seguida para o instituto, onde ficará abrigado por dez anos, de acordo com o contrato de comodato. O trabalho foi acompanhado pelo fotógrafo Cristiano Mascaro, que registrou os últimos momentos do local onde Millôr trabalhou por décadas, sua pequena usina de criação em Ipanema, no Rio de Janeiro. As fotos abaixo são uma amostra do que Mascaro documentou nos cinco dias, retratando de detalhes da mesa em que o artista desenhava até imagens amplas do estúdio, que deixou de existir. Nessas imagens, no entanto, ele sempre poderá ser lembrado.






























O acervo de Millôr Fernandes acaba de ser incorporado ao IMS. Em seu estúdio, foram inventariados 7.858 itens, sendo 6.577 obras, material que começa a ser catalogado.

Para comemorar a chegada do acervo, durante toda a semana o Blog do IMS publicou, a cada dia, o texto de um amigo em homenagem a Millôr. Leia todos:

Retrato 3×4 – por Fernanda Montenegro
Palavras, palavras – por Luis Fernando Verissimo
O Paradoxo Millôr – por Janio de Freitas
Uma alegria para sempre – Por Geraldo Carneiro
Nosso maior filósofo – por Sergio Augusto