O IMS na Flip 2014

IMS na Flip

29.07.14

O Instituto Moreira Salles abre as portas de sua casa em Paraty nesta quinta-feira com um convite à descoberta do universo de Millôr Fernandes. Desenhos e citações do autor, que é o homenageado da 12a Flip, ocuparão as paredes da casa, numa exposição que serve ainda como cenário para conversas com dez escritores, que falarão sobre os autores que mais os marcaram. Conheça a programação especial do IMS na Flip 2014. 

Desenho de Millôr que faz parte da exposição em cartaz na Casa do IMS durante a Flip 2014

A exposição, concebida pelo designer Daniel Trench,  tem como referência Millôr 100+100: desenhos e frases, livro que será lançado na Flip e é o primeiro resultado do trabalho do IMS sobre o acervo pictórico do artista, desde o ano passado sob sua guarda. O volume combina uma antologia de frases, organizada pelo jornalista Sérgio Augusto, com imagens escolhidas no acervo pelo cartunista Cássio Loredano.

Capa do livro Millôr 100+100: desenhos e frases

Antonio Prata, um dos mais talentosos autores de sua geração, é o primeiro convidado, na quinta-feira, da série de conversas em que convidados falam sobre escritores, obras ou personagens que os marcaram. No bate-papo, que como todos os outros estará depois disponível na Rádio Batuta, Prata falará sobre A lua vem da Ásia, romance cult de Campos de Carvalho. Na sequência, o poeta e ator Gregorio Duvivier falará da importância de Albert Camus. E, fechando o dia, o chileno Jorge Edwards lembrará os poetas de seu país que foram para ele fundamentais.

Na sexta-feira, as conversas começarão com o jornalista Sérgio Augusto evocando A educação sentimental, de Gustave Flaubert, seguido pelo português Almeida Faria, que lembrará Grande sertão: veredas e a influência, evidente, de Guimarães Rosa em sua escrita. Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura, vai falar sobre as relações entre sua profissão e a literatura. E às 19h, Graciela Mochkofsky apresentará ao público brasileiro Jacobo Timerman, mítico jornalista argentino que foi fundamental no enfrentamento da ditadura militar do país.

Casa do IMS na Flip 2014 (Rua do Comércio, 13 – Centro Histórico, Paraty)

O Othello de Shakespeare é o tema de José Luiz Passos, vencedor do último Prêmio Portugal Telecom. Ele vai mostrar como o personagem icônico do ciúme está no processo de criação de sua literatura. O cineasta Cacá Diegues vai conversar com o escritor Rodrigo Lacerda sobre Viva o povo brasileiro, homenageando assim o escritor João Ubaldo Ribeiro. Outro grande autor morto este ano, Gabriel García Márquez, será evocado pelo mexicano Juan Villoro, que comentará a novela Crônica de uma morte anunciada.

Todas as atividades são gratuitas, assim como a serrotinha, edição especial para a Flip da serrote, revista de ensaios do IMS que chega ao número 17. Desenhos de Glauber Rocha, que estão agora depositados no IMS, e uma reportagem sobre o pouco conhecido período de Millôr Fernandes em Portugal são atrações da revista, com tiragem de 5 mil exemplares. 

Capa da serrotinha de 2014, com desenho de Glauber Rocha

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,