O presidente dos EUA na TV

Cinema

16.05.12

O primeiro episódio da 57ª temporada do seriado Eleições Norte-Americanas foi ao ar na semana passada e teve bom índice de audiência. Nele, Barack Obama aparece na rede ABC no programa Good morning America, defendendo o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No mesmo episódio, Keith Russell Judd, um presidiário texano bate Obama nas prévias do partido Democrata na Virgí nia Ocidental, em forma de protesto.

http://www.youtube.com/watch?v=kQGMTPab9GQ

A bem sucedida série vem tentando, há tempos, repetir o sucesso da 34ª temporada, marco do início da nova fase do programa, quando Kennedy e Nixon marcaram história no debate em que os dois brilharam, um por sua desenvoltura e o outro pelo suor de nervoso escorrendo têmporas abaixo.

A primeira parte do debate de 1960 pode ser conferida abaixo (as outras partes também estão disponíveis no Youtube):

http://www.youtube.com/watch?v=aBoYYtittk4

O seriado faz tanto sucesso que, há tempos, gera uma porção de spinoffs (“filhotes”, no jargão televisivo), seriados de TV que tentam mimetizar o ambiente do original, sempre com menor repercussão. Das primárias acaloradas ao Salão Oval, faz tempo que a ficção tenta repetir o sucesso do espetáculo original. Abaixo, listamos algumas das tentativas recentes da TV de pegar carona no sucesso do showbusiness que é a política norte-americana.

West Wing (1999-2006)

Talvez a série definitiva sobre a vida no alto escalão de Washington, West Wing acompanha os dois mand atos do presidente Josiah “Jed” Bartlet (vivido por Martin Sheen) por sete temporadas, enfatizando a complexidade de se administrar um país tão diverso e importante quanto os EUA, em discussões que acontecem em longas caminhadas pelos corredores da Casa Branca. O irônico foi que a série terminou às vésperas da eleição de Obama, criando uma situação semelhante à da vida real, em que um presidente reeleito não conseguia fazer seu sucessor devido à ascensão de um novo político, carismático e pertencente a uma minoria – Matt Santos tem origem latina. Mas segundo o principal roteirista da série, Aaron Sorkin, o personagem já existia e seu destino estava traçado antes mesmo de Obama se lançar à presidência.

24 Horas (2001-2010)

A série de ação de Jack Bauer é um Duro de matar pós-11 de Setembro e apesar de ter seu foco principal entre o campo de ação e a sede da central antiterrorista fictícia (chamada de CTU), ela inevitavelmente chega ao alto escalão do poder norte-americano, onde encontra dois dos mais marcantes presidentes do mundo da ficção: o austero e sensato David Palmer e o incauto e despreparado Charles Logan, personagens que passam por reviravoltas impressionantes, que deram longa vida à série.

John Adams (2008)

Nem só personagens fictícios habitam a Casa Branca da TV. O melhor exemplo talvez seja a premiada minissérie John Adams, sobre o segundo presidente norte-americano, realizada pela HBO em 2008. Paul Giamatti e Laura Linney são o casal protagonista da série de sete episódios e do governo, numa produção que ajuda a entender os primeiros anos dos
EUA como país independente.

Os Kennedys (2011)

A Camelot norte-americana também não podia deixar de voltar ao holofote, afinal foi a partir do governo de JFK que a pol ítica, a televisão e o showbusiness se entrelaçam de uma vez por todas. Greg Kinnear está impressionante no papel principal e mesmo a mulher de Tom Cruise, Katie Holmes, não faz feio como Jackie Onassis.

, ,