O cineasta João Pedro Rodrigues

O cineasta João Pedro Rodrigues

Os filmes de abril

Cinema

29.03.17

O folhe­to ao pé des­te tex­to traz a pro­gra­ma­ção com­ple­ta para o mês de abril da Sala José Carlos Avellar, o cine­ma do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, com datas e horá­ri­os das exi­bi­ções e ins­tru­ções para com­pra de ingres­sos.

De 30 de mar­ço a 12 de abril, o IMS-RJ rea­li­za uma retros­pec­ti­va da obra de João Pedro Rodrigues, com exi­bi­ções em 35 mm de O fan­tas­ma, Odete, Morrer como um homem e Parabéns!, além de exi­bi­ções em DCP dos demais fil­mes do rea­li­za­dor. No sába­do, 8 de abril, às 16h30, será exi­bi­do O orni­tó­lo­go, segui­do por con­ver­sa entre João Pedro e João Rui Guerra da Mata e Kleber Mendonça Filho, coor­de­na­dor de cine­ma do IMS.

Na quin­ta-fei­ra, dia 13, às 18h30, a Sessão Cinética exi­be Correspondências, fil­me de Rita Azevedo Gomes rea­li­za­do a par­tir da cor­res­pon­dên­cia dos poe­tas Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena. Após a ses­são have­rá um deba­te com os crí­ti­cos da revis­ta Cinética.

Entre os dias 13 e 19 de abril, na ses­são Vitrine Petrobras, serão exi­bi­dos em con­jun­to dois fil­mes do pro­je­to Vídeo nas Aldeias: Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita, e Corumbiara, tam­bém de Vincent Carelli. No dia 14, a ses­são terá entra­da fran­ca e será segui­da por um deba­te com o dire­tor.

De 20 a 30 de abril a sala rece­be­rá a 22ª edi­ção do fes­ti­val inter­na­ci­o­nal de docu­men­tá­ri­os É Tudo Verdade, o mais impor­tan­te fes­ti­val do gêne­ro na América Latina. O IMS-RJ abri­ga des­ta­ques como a Competição Latino-Americana e as retros­pec­ti­vas inter­na­ci­o­nal (De vol­ta à URSS) e bra­si­lei­ra (Sergio Muniz). Dentre os outros fil­mes do pro­gra­ma estão Ruínas seu rei­no, de Pablo Escoto, e O esque­ci­men­to (im)possívelde Andrés Habegger. A entra­da é gra­tui­ta e a pro­gra­ma­ção com­ple­ta pode ser con­sul­ta­da no site do fes­ti­val.

No fes­ti­val Ópera na Tela, no dia 19, será exi­bi­da Os dois Foscari, de Giuseppe Verdi, em mon­ta­gem do Teatro Alla Scala de Milão diri­gi­da por Alvis Hermanis.

, , , , , , , , , , , , , , , , ,