O cineasta americano David Lynch

Divulgação

O cineasta americano David Lynch

Os filmes de julho

Cinema

03.07.17

O folhe­to ao pé des­te tex­to traz a pro­gra­ma­ção com­ple­ta para o mês de julho da Sala José Carlos Avellar, o cine­ma do IMS Rio, com datas e horá­ri­os das exi­bi­ções e ins­tru­ções para com­pra de ingres­sos.

No dia 6, o cine­ma exi­be, às 17h, Corra!, de Jordan Peele, e, às 19h, Adivinhe quem vem para jan­tar, de Stanley Kramer. Após a ses­são do fil­me de Kramer have­rá um deba­te com o crí­ti­co Juliano Gomes, da revis­ta Cinética. Nos dias 8 e 9, uma peque­na retros­pec­ti­va de Johan Grimonprez será rea­li­za­da com o apoio cul­tu­ral do Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro, incluin­do fil­mes como dis­que H-I-S-T-Ó-R-I-A e Orquídeas azuis.

Por oca­sião dos 99 anos do nas­ci­men­to do cine­as­ta e dra­ma­tur­go sue­co Ingmar Bergman, a serem com­ple­ta­dos em 14 de julho, a par­tir do dia 13 a sala exi­be uma cópia res­tau­ra­da em DCP de Gritos e sus­sur­ros. Além de ter rece­bi­do o Oscar de Melhor Fotografia, em 1973, o fil­me foi indi­ca­do nas cate­go­ri­as melhor Filme, Direção, Roteiro Original e Figurino.

O lan­ça­men­to da nova série Twin Peaks (2017), de David Lynch, ins­pi­rou a pro­gra­ma­ção de dois fil­mes do autor no cine­ma do IMS Rio, em cópi­as espe­ci­ais tra­zi­das da França: Eraserhead, seu pri­mei­ro lon­ga, que aca­ba de ser dis­po­ni­bi­li­za­do para dis­tri­bui­ção após res­tau­ro em 4K, e Twin Peaks: Os últi­mos dias de Laura Palmer. Os fil­mes serão exi­bi­dos nos dias 15, 22 e 23.

Cena de Gritos e sus­sur­ros, de Ingmar Bergman

Neste mês, a sala apre­sen­ta dois fil­mes estre­la­dos por David Bowie. Em O homem que caiu na Terra, fic­ção cien­tí­fi­ca do dire­tor Nicolas Roeg, Bowie estreia como ator de lon­ga-metra­gem como o ali­e­ní­ge­na huma­noi­de Thomas Jerome Newton, que che­ga à Terra com a mis­são de levar água ao seu dis­tan­te pla­ne­ta natal, que vive uma seca catas­tró­fi­ca. Já em Twin Peaks: Os últi­mos dias de Laura Palmer, de David Lynch, Bowie é o agen­te do FBI desa­pa­re­ci­do Phillip Jeffries.

Desde 2013, o cine­ma do IMS Rio exi­be uma sele­ção de fil­mes em par­ce­ria com o fes­ti­val ale­mão Doku.Arts, diri­gi­do por Andreas Lewin. Nesta ter­cei­ra edi­ção, serão apre­sen­ta­dos de 27 a 30 de julho sete fil­mes sele­ci­o­na­dos por Lewin que têm em comum um cará­ter ensaís­ti­co, alguns deles iné­di­tos no país.

 

, , , , , , , , ,