Paginário de Ana C.

IMS na Flip

09.06.16

Menos virtual e mais interativo, impossível: o chamado Paginário – ideia de mural que deu nome ao projeto de instalações coletivas com trechos de textos literários grifados por seus admiradores – estabeleceu parceria com o IMS para uma intervenção do gênero dedicada exclusivamente à obra de Ana Cristina Cesar em paredão da Casa do Instituto Moreira Salles, em Paraty, durante a FLIP 2016 (de 29/6 a 2/7), que em sua 14ª edição homenageia a poeta (1952-1983).

Todos estão convidados a participar: quem quiser sugerir textos para seleção no Paginário de Ana C., deve enviar até o dia 24 de junho um poema, uma carta, uma tradução ou uma resenha crítica da autora, destacando sua parte favorita do texto, para o e-mail [email protected]. Se preferir, pode fazer o mesmo com páginas de outros escritores que estabeleçam uma relação (direta ou não) com a obra da poeta. Os textos escolhidos para edição do mural da Casa do IMS sofrerão ao longo da Festa Literária interferências do público estimulado a usar marca-texto para também distinguir os trechos de sua preferência. Exemplo:

img1

Grife carioca de intervenção urbana a céu aberto ou em estações de metrô, livrarias e espaços culturais – experiência já expandida para várias cidades do País –, o projeto Paginário nasceu de uma ideia simples aliada à disposição de Leonardo Villa-Forte para provocar um grupo de amigos a lhe enviar recortes de passagens literárias inesquecíveis na vida de cada um. “Eu queria levar páginas para as ruas”, explica o jovem escritor (autor de O princípio de ver histórias em todo lugar e O explicador) neste vídeo de 2014 postado no endereço virtual criado em parceria com o produtor Rodrigo Lopes, coautor da iniciativa:

Paginário à parte, a Casa do IMS vai receber a exposição Inconfissões – Imagens de Ana Cristina Cesar, mostra de fotografias, desenhos, manuscritos e textos da poeta, publicados também no livro Inconfissões – Fotobiografia de Ana Cristina Cesar, com organização de Eucanaã Ferraz. Os documentos e imagens incluídos na exposição e no livro (com lançamento marcado para às 20h do dia 30 de junho, com a leitura de poetas no endereço do IMS na FLIP), pertencem em grande parte ao acervo de Ana Cristina Cesar, sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 1999.

Ainda durante a FLIP, a Casa do IMS em Paraty será palco de encontros com autores convidados a declarar seus escritores, livros e personagens preferidos. Todas as conversas serão transmitidas pela Rádio Batuta e, mesmo depois do encerramento da Festa Literária, ficarão disponíveis no site radiobatuta.com.br. Em breve, divulgaremos os nomes dos participantes confirmados.

Abaixo um exemplo de Paginário, instalado na parede lateral da Livraria da Travessa, em Botafogo:

img2

, , , , , ,