Paginário de Ana C.

IMS na FLIP

09.06.16

Menos vir­tu­al e mais inte­ra­ti­vo, impos­sí­vel: o cha­ma­do Paginário – ideia de mural que deu nome ao pro­je­to de ins­ta­la­ções cole­ti­vas com tre­chos de tex­tos lite­rá­ri­os gri­fa­dos por seus admi­ra­do­res – esta­be­le­ceu par­ce­ria com o IMS para uma inter­ven­ção do gêne­ro dedi­ca­da exclu­si­va­men­te à obra de Ana Cristina Cesar em pare­dão da Casa do Instituto Moreira Salles, em Paraty, duran­te a FLIP 2016 (de 29/6 a 2/7), que em sua 14ª edi­ção home­na­geia a poe­ta (1952–1983).

Todos estão con­vi­da­dos a par­ti­ci­par: quem qui­ser suge­rir tex­tos para sele­ção no Paginário de Ana C., deve envi­ar até o dia 24 de junho um poe­ma, uma car­ta, uma tra­du­ção ou uma rese­nha crí­ti­ca da auto­ra, des­ta­can­do sua par­te favo­ri­ta do tex­to, para o e-mail fale@ims.com.br. Se pre­fe­rir, pode fazer o mes­mo com pági­nas de outros escri­to­res que esta­be­le­çam uma rela­ção (dire­ta ou não) com a obra da poe­ta. Os tex­tos esco­lhi­dos para edi­ção do mural da Casa do IMS sofre­rão ao lon­go da Festa Literária inter­fe­rên­ci­as do públi­co esti­mu­la­do a usar mar­ca-tex­to para tam­bém dis­tin­guir os tre­chos de sua pre­fe­rên­cia. Exemplo:

img1

Grife cari­o­ca de inter­ven­ção urba­na a céu aber­to ou em esta­ções de metrô, livra­ri­as e espa­ços cul­tu­rais – expe­ri­ên­cia já expan­di­da para vári­as cida­des do País –, o pro­je­to Paginário nas­ceu de uma ideia sim­ples ali­a­da à dis­po­si­ção de Leonardo Villa-Forte para pro­vo­car um gru­po de ami­gos a lhe envi­ar recor­tes de pas­sa­gens lite­rá­ri­as ines­que­cí­veis na vida de cada um. “Eu que­ria levar pági­nas para as ruas”, expli­ca o jovem escri­tor (autor de O prin­cí­pio de ver his­tó­ri­as em todo lugar e O expli­ca­dor) nes­te vídeo de 2014 pos­ta­do no ende­re­ço vir­tu­al cri­a­do em par­ce­ria com o pro­du­tor Rodrigo Lopes, coau­tor da ini­ci­a­ti­va:

Paginário à par­te, a Casa do IMS vai rece­ber a expo­si­ção Inconfissões – Imagens de Ana Cristina Cesar, mos­tra de foto­gra­fi­as, dese­nhos, manus­cri­tos e tex­tos da poe­ta, publi­ca­dos tam­bém no livro Inconfissões – Fotobiografia de Ana Cristina Cesar, com orga­ni­za­ção de Eucanaã Ferraz. Os docu­men­tos e ima­gens incluí­dos na expo­si­ção e no livro (com lan­ça­men­to mar­ca­do para às 20h do dia 30 de junho, com a lei­tu­ra de poe­tas no ende­re­ço do IMS na FLIP), per­ten­cem em gran­de par­te ao acer­vo de Ana Cristina Cesar, sob a guar­da do Instituto Moreira Salles des­de 1999.

Ainda duran­te a FLIP, a Casa do IMS em Paraty será pal­co de encon­tros com auto­res con­vi­da­dos a decla­rar seus escri­to­res, livros e per­so­na­gens pre­fe­ri­dos. Todas as con­ver­sas serão trans­mi­ti­das pela Rádio Batuta e, mes­mo depois do encer­ra­men­to da Festa Literária, fica­rão dis­po­ní­veis no site radiobatuta.com.br. Em bre­ve, divul­ga­re­mos os nomes dos par­ti­ci­pan­tes con­fir­ma­dos.

Abaixo um exem­plo de Paginário, ins­ta­la­do na pare­de late­ral da Livraria da Travessa, em Botafogo:

img2

, , , , , ,