Publicação do IMS recebe prêmio Benny de excelência gráfica

Fotografia

18.07.12

“O Oscar da produção gráfica”. É assim que muitos tratam o Benny, prêmio ao qual concorrem gráficas do mundo inteiro. A gráfica Ipsis, que ganhou dois prêmios Benny no ano passado, recebeu outros dois em 2012 no Premier Print Awards. O troféu para “Melhor livro em até 3 cores” foi para Pele preta, obra de Maureen Bisilliat editada pelo Instituto Moreira Salles. Pele preta é um ensaio fotográfico que retrata mulheres e crianças negras realizado há cerca de cinquenta anos. Trata-se de um marco na carreira de Bisilliat, considerada uma das fotógrafas brasileiras mais importantes da segunda metade do século XX.

O IMS, dententor do acervo da fotógrafa, decidiu fazer uma edição limitada em capa dura do ensaio Pele preta, em parceria com a gráfica Ipsis. Fernando Ullmann, diretor da gráfica, afirmou que a impressão do livro Pele preta possui uma qualidade acima da média. “É raro encontrar uma impressão em preto com esse contraste, essa definição, essa separação clara entre as áreas médias, escuras e claras sem que haja prejuízo à imagem”, explica Ullmann.

Samuel Titan Jr., coordenador executivo do IMS, diz que “um prêmio como esse ratifica o empenho do IMS em publicar edições que tragam não apenas grande apuro gráfico, mas incorporem recursos técnicos recentes e inovadores”.

Abaixo, uma das imagens do ensaio fotográfico Pele preta:

, , , ,