Se eu fosse eu

Fotografia

19.12.13

 

(Breno de Sousa Cunha)

O Instituto Moreira Salles con­vi­dou a fotó­gra­fa e edu­ca­do­ra Tatiana Altberg, coor­de­na­do­ra do pro­je­to Mão na Lata, para minis­trar aulas de foto­gra­fia pinho­le para ado­les­cen­tes que vivem na Rocinha.

O resul­ta­do des­sa ati­vi­da­de é a expo­si­ção Se eu fos­se eu, com ima­gens e tex­tos pro­du­zi­dos pelos alu­nos, que abre no Rio de Janeiro em 21 de dezem­bro, às 15h, na Biblioteca Parque da Rocinha/C4 (Estrada da Gávea, 454).

A ofi­ci­na, com vin­te alu­nos, foi minis­tra­da ao lon­go de três meses e teve como pro­pos­ta tra­ba­lhar a foto­gra­fia de manei­ra inte­gra­da com a lite­ra­tu­ra. Durante o cur­so, os alu­nos leram A mulher que matou os pei­xes, de Clarice Lispector, além de uma série de crô­ni­cas da mes­ma auto­ra sobre a infân­cia. Foi a par­tir des­sas lei­tu­ras que desen­vol­ve­ram seus tex­tos e foto­gra­fi­as, algu­mas das quais ilus­tram este post.

Além dis­so, os ado­les­cen­tes tive­ram a opor­tu­ni­da­de de pro­du­zir suas pró­pri­as câme­ras atra­vés da téc­ni­ca de pinho­le — cons­truí­das a par­tir de latas reci­cla­das, reves­ti­das inter­na­men­te com mate­ri­al fotos­sen­sí­vel e com um peque­no ori­fí­cio para a entra­da de luz.

 

(Camila Santos de Jesus)

 

 

(Daiana Belarmino Martins)

 

 

(Erick Azevedo Rodrigues)

 

 

(Flávio Carvalho)

 

 

(Gabriel Andre Rosa Romualdo)

 

 

(Isadora Ferreira dos Santos)

 

 

(José Clinton Alves)

 

 

(Kelle Vieira Martins Dias)

 

 

(Laira Beatriz Martins de Oliveira)

 

 

(Larissa Lima Nascimento Gomes)

 

 

(Lorena Fernanda Bentes Gomes)

 

 

(Marianne Santos de Jesus)

 

 

(Vanessa Aragão de Oliveira)

 

 

(Viviane Bueno da Silva)

, , , ,