Sincopando o Cyro

Vídeos

28.05.13

Nei Lopes em "Sincopando o Cyro"

Cyro Monteiro lamen­ta­va não ter conhe­ci­do Sinhô (1888–1930). Começou a can­tar pro­fis­si­o­nal­men­te em 1933, pou­co depois de o autor de Jura mor­rer. Nei Lopes lamen­ta não ter conhe­ci­do Cyro. A pri­mei­ra gra­va­ção de uma músi­ca sua acon­te­ceu em 1972, ape­nas um ano antes da mor­te de um de seus ído­los.

A con­vi­te do IMS, Nei pôde sanar um pou­co des­sa frus­tra­ção. No show Sincopando o Cyro, rea­li­za­do no IMS-RJ em 21 de maio de 2013, ele can­tou algu­mas das mar­cas regis­tra­das do reper­tó­rio do nome mai­or do sam­ba sin­co­pa­do: Se aca­so você che­gas­se, O bon­de São Januário, Beija-me, Falsa bai­a­na, Escurinho, Amei tan­to, Formosa e outras.

Com o seu vas­to conhe­ci­men­to de his­to­ri­a­dor da músi­ca popu­lar, Nei ain­da con­tou his­tó­ri­as sobre o can­tor, sobre as can­ções, sobre o país. O show foi espe­ci­al­men­te pre­pa­ra­do para mar­car o cen­te­ná­rio de Cyro, com­ple­ta­do em 28 de maio.

Veja como foi Sincopando o Cyro:

http://www.youtube.com/watch?v=IaH8C1AyUMs

Veja tam­bém:

Cyro Monteiro por Nei Lopes — con­fi­ra os suces­sos de Cyro Monteiro esco­lhi­dos por Nei Lopes para o show aci­ma, que home­na­ge­ou o cen­te­ná­rio de nas­ci­men­to do can­tor.

Cyro Monteiro e a fal­sa bai­a­na — Geraldo Pereira ouviu do ami­go Roberto Martins a expres­são “fal­sa bai­a­na” e fez seu sam­ba de mai­or suces­so, tam­bém um mar­co na car­rei­ra de Cyro Monteiro.