Temporal de papel

ZUM

03.08.12

O alemão Thomas Demand – que conversa com Peter Galassi na nova edição da revista ZUM – concluiu recentemente o que pode ser considerado seu mais ambicioso trabalho até o momento, Pacific Sun. A obra de Demand gira em torno da reconstrução de imagens famosas em maquetes de papel que, depois de prontas, ele cuidadosamente ilumina e fotografa, e então as destrói. Recentemente, o artista tem ampliado o seu campo de atuação, realizando instalações, colaborações com arquitetos e escritores, e também filmes.

Pacific Sun é um filme baseado num clipe que o artista achou no Youtube com as imagens da câmera de segurança de um navio que fazia um cruzeiro pelo mar da Tasmânia e foi surpreendido por um temporal.

Para realizar Pacific Sun, uma animação de pouco mais de um minuto e meio de duração, Demand demorou 15 meses e contou com a ajuda de 12 pessoas. O artista, que estudou design de interiores e escultura, inicialmente reconstruiu o salão de jantar do navio em papel, numa escala de um para um, para depois dar vida ao cenário por meio da técnica stop-motion, com a qual ele reconstituiu o movimento de cada item no salão, do piano às mesas e cadeiras, incluindo as fatias de limão no bar. São 2400 frames, filmados um por vez (cada um dos itens muda alguns milímetros de lugar a cada tomada) e depois combinados para recriar uma seqüência que começa com o movimento sutil de alguns objetos e termina numa situação de emergência. Depois das filmagens, como de hábito, ele destruiu a maquete.

Demand excluiu de seu vídeo as pessoas que estavam no navio, o que lhe confere um efeito estilizado e algo surreal, repleto das formas simplificadas, das texturas lisas e das cores saturadas que são a marca distintiva de seu léxico. As maquetes são sempre criadas a partir de imagens históricas ou de circulação recente, e isso evoca memórias muito particulares nos espectadores, que só podem ficar perplexos diante desse universo de ilusão, que combina monumentalidade e simplificação. Com Pacific Sun, Demand radicaliza suas experimentações e dá prova da sofisticação de sua arte.

Pacific Sun foi exibido na Matthew Marks Gallery, em Nova York, em maio e junho deste ano. A exposição também mostrou alguns dos trabalhos mais recentes de Demand, como “Sala de controle“, de 2011, publicada na ZUM #2, juntamente com um portfólio da obra do artista.

Assista aqui ao vídeo de Demand:

http://www.youtube.com/watch?v=gJIcbjrT4Zs

Compare com o original:

http://www.youtube.com/watch?v=VchsHhPIx_s

* Na imagem da home que ilustra o post: “Sala de controle”, de Thomas Demand.

, , ,