George Steiner, um dos destaques

Bram Budel

George Steiner, um dos destaques

Vem aí a serrote #25

Em cartaz

06.03.17

Neste março as livrarias recebem a nova edição da serrote, a revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. A edição #25, que estará à venda por R$48,50, traz com exclusividade o ensaio “O ódio pela poesia”, de Ben Lerner, um dos mais aclamados escritores americanos da nova geração, que investiga a aversão despertada pela poesia em parte do público e da crítica e apresenta uma defesa original da arte poética. Outro destaque é “Elizabeth & Alice”, trecho da nova biografia da poeta Elizabeth Bishop, escrita por Megan Marshall, vencedora do Prêmio Pulitzer de 2014. O texto parte da recém-descoberta correspondência entre a poeta e seu último amor, Alice Methfessel, para contar a pouco conhecida história da relação entre as duas, que inspirou um dos poemas mais célebres de Bishop, “Uma arte”.

O crítico literário George Steiner, em “A ideia de Europa”, reflete sobre as contradições da história do continente, ao mesmo tempo berço do humanismo e palco de massacres. Para ele, a Europa só será capaz de se projetar para o futuro se reconhecer o peso ambíguo desse passado. Em “Nossa América é um ensaio”, o colombiano Germán Arciniegas propõe que a história e a identidade do continente encontram sua melhor expressão no ensaio, gênero literário fundado na dúvida e na invenção. A serrote #25 traz ainda um ensaio do novo livro de Mark Lilla, sobre a ascensão do pensamento reacionário no mundo atual. Em “O cavaleiro e o califa”, o historiador americano retrata o fundamentalismo islâmico como uma forma violenta de nostalgia por um passado idealizado.

No ensaio “O país num PSIU!”, João Bandeira argumenta que os poemas popcretos de Augusto de Campos, apresentados há 50 anos, durante a ditadura, catalisam o conflito político brasileiro atual. Em “Paratodos, para os pobres, pra ninguém”, o antropólogo Ricardo Teperman examina o fenômeno da inclusão do rap pela tradição da MPB, que acolheu artistas como Criolo e Emicida, mas não os Racionais MC’s. Já em “A sociedade como campo de batalha”, Guilherme Freitas, editor-assistente da serrote, analisa as guerras culturais no Brasil de hoje, em que a sobreposição da política por valores morais coloca em questão conceitos como família, educação e direitos humanos.

O ensaio visual dessa edição foi realizado por Daniel Jablonski durante uma residência em Cali, na Colômbia. O artista percorreu a cidade em busca dos cenários de três romances de autores locais. O resultado é um guia turístico incomum, em que o itinerário é ditado pela ficção. A revista também traz ilustrações de Paulo Pasta, L. S. Lowry, Christian Vinck, Renata Lucas, Adonis e Daniel Trench.

, , , , , , , , , , , , , ,