Vem aí em 2016

Artes

26.01.16

O ano de 2016 reser­va óti­mas sur­pre­sas para os fre­quen­ta­do­res dos cen­tros cul­tu­rais do IMS. Conheça abai­xo algu­mas das expo­si­ções que entra­rão em car­taz nos pró­xi­mos meses em cada cida­de.

Rio de Janeiro

Rio: pri­mei­ras poses, que traz alguns dos pri­mei­ros regis­tros foto­grá­fi­cos toma­dos da capi­tal flu­mi­nen­se, segue em car­taz até o dia 28 de feve­rei­ro. Já A via­gem das car­ran­cas per­ma­ne­ce até o dia 20 de mar­ço.

No dia 19 de mar­ço, abre no IMS-RJ a expo­si­ção Modernidades Fotográficas, que che­ga ao Brasil após pas­sar pelo Museu da Fotografia de Berlim, pela Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, pela Fondation Calouste Gulbenkian de Paris e pelo Círculo de Belas-Artes de Madri.

Índios Yawalapíti, serra do Roncador, Mato Grosso, 1949. José Medeiros/Acervo IMS

A mos­tra reú­ne regis­tros bra­si­lei­ros das déca­das de 1940 a 1960 de qua­tro gran­des fotó­gra­fos do acer­vo do Instituto Moreira Salles: o bra­si­lei­ro José Medeiros, o hún­ga­ro Thomaz Farkas, o fran­cês Marcel Gautherot e o ale­mão Hans Gunter Flieg.

E pre­pa­re-se: dia 16 de abril, entra­rá em car­taz uma gran­de expo­si­ção dedi­ca­da ao tra­ba­lho de Millôr Fernandes, cujo Acervo é guar­da­do pelo IMS.

Millôr Fernandes/Acervo IMS

São Paulo

Últimas sema­nas para con­fe­rir a expo­si­ção Alice Brill: impres­sões ao rés do chão, que segue em car­taz somen­te até o dia 7 de feve­rei­ro.

A par­tir do dia 20 de feve­rei­ro, entra em car­taz Do arqui­vo de um cor­res­pon­den­te estran­gei­ro. Fotografias de Luciano Carneiro, que apre­sen­ta o tra­ba­lho de um dos mais impor­tan­tes foto­jor­na­lis­tas bra­si­lei­ros, com 150 fotos do final da déca­da de 1940 e déca­da de 1950.

Esse con­jun­to cor­res­pon­de inte­gral­men­te à cole­ção de ori­gi­nais cedi­da ao Instituto pela famí­lia do fotó­gra­fo, onde se des­ta­cam as repor­ta­gens que rea­li­zou no exte­ri­or como cor­res­pon­den­te da revis­ta O Cruzeiro.

Poços de Caldas

David Drew Zingg: ima­gem sobre ima­gem Fotografia de domin­go seguem em car­taz até 14 de feve­rei­ro em Poços de Caldas.

Atualmente em car­taz em São Paulo, a expo­si­ção Alice Brill: impres­sões ao rés do chão che­ga em Poços de Caldas no dia 27 de feve­rei­ro, reu­nin­do cer­ca de 90 foto­gra­fi­as, além de docu­men­tos como revis­tas, publi­ca­ções e outros mate­ri­ais que apre­sen­tam a tra­je­tó­ria foto­grá­fi­ca de Alice Brill no Brasil. A expo­si­ção, com cura­do­ria de Giovanna Bragaglia, apre­sen­ta o olhar huma­nis­ta da fotó­gra­fa.

Fila do ônibus no Vale do Anhangabaú, Centro. São Paulo, SP, c. 1953. Alice Brill.

,