Susana Moraes e o pai, Vinicius

Ana Sette

Susana Moraes e o pai, Vinicius

Vinicius e Susana em Bolonha

Em cartaz

23.03.17

O DVD de Vinicius de Moraes, um rapaz de famí­lia, docu­men­tá­rio de Susana Moraes lan­ça­do pelo IMS em ver­são res­tau­ra­da e mas­te­ri­za­da digi­tal­men­te, está entre os fina­lis­tas do XIV Il Cinema Ritrovato DVD Awards.

Promovido pela Fondazione Cineteca di Bologna des­de 1986 e atu­al­men­te na tri­gé­si­ma-pri­mei­ra edi­ção, o fes­ti­val Il Cinema Ritrovato [O Cinema Redescoberto] é dedi­ca­do a fil­mes de arqui­vo e res­tau­ra­dos e nes­te ano acon­te­ce de 24 de junho a 1o de julho em Bolonha, na Itália. O júri do prê­mio, pre­si­di­do por Paolo Mereghetti, con­ta com Alexander Horwath, Lucien Logette, Mark McElhatten e Jonathan Rosenbaum.

Vinicius de Moraes, um rapaz de famí­lia teve iní­cio em 1979, quan­do Susana Moraes come­çou a fil­mar o pai, o poe­ta, jor­na­lis­ta, diplo­ma­ta e com­po­si­tor Vinicius de Moraes, qua­se sem­pre em casa, can­tan­do, beben­do e dor­min­do, e em momen­tos de con­ver­sa sol­ta e tri­vi­al com os filhos e ami­gos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Aos pou­cos, Susana foi mon­tan­do um retra­to ter­no e sem arti­fí­ci­os de Vinicius, trans­for­ma­do em um docu­men­tá­rio de 30 minu­tos que só seria fina­li­za­do pela dire­to­ra em 1983, três anos depois da mor­te do pai.

A edi­ção em DVD pela Coleção IMS, lan­ça­da em 2016, traz tam­bém uma fai­xa comen­ta­da por Adriana Calcanhotto, Eucanaã Ferraz, Julia Moraes e Tuca Moraes, além de um livre­to com depoi­men­to do pro­du­tor do fil­me, Robert Feinberg, e tex­tos do crí­ti­co Pedro Butcher e do cine­as­ta Walter Salles.

, , , , , , , , , , , , , , , ,