010AMIG18828

010AMIG18828

Visite Gautherot na MEP

Fotografia

03.07.16

Ao tér­mi­no de dez dias de tra­ba­lho em Paris acom­pa­nhan­do a mon­ta­gem da expo­si­ção Marcel Gautherot – Brésil: tra­di­ti­on, inven­ti­on, a cura­do­ra-assis­ten­te Mariana Newlands, que tam­bém assi­nou pelo IMS todo tra­ba­lho de expo­gra­fia da mos­tra, gra­vou em vídeo um pas­seio pelas gale­ri­as ocu­pa­das pelo tra­ba­lho do fotó­gra­fo na Maison Européene de la Photographie, momen­tos antes da aber­tu­ra do even­to ao públi­co.

As ima­gens do vídeo dão bem uma idéia do espa­ço nobre reser­va­do pela MEP, tem­plo euro­peu da foto­gra­fia, para essa pri­mei­ra gran­de retros­pec­ti­va rea­li­za­da fora do Brasil da obra de Marcel Gautherot, fotó­gra­fo fran­cês que pas­sou a mai­or par­te da vida no Brasil e desem­pe­nhou um papel fun­da­men­tal na cons­tru­ção da repre­sen­ta­ção moder­na tan­to por aqui como no exte­ri­or. A mos­tra com cer­ca de 200 foto­gra­fi­as tem cura­do­ria de de Samuel Titan Jr. e Sergio Burgi, e fica aber­ta ao públi­co até 28 de agos­to de 2016.

A obra com­ple­ta de Gautherot foi adqui­ri­da pelo Instituto Moreira Salles em 1999, com cer­ca de 25 mil ima­gens, que abran­gem temas como o fol­clo­re bra­si­lei­ro, a arqui­te­tu­ra moder­na e bar­ro­ca, a natu­re­za do país e sua pai­sa­gem huma­na. Todo o seu acer­vo esta­rá aces­sí­vel ao públi­co em hot site do fotó­gra­fo que o IMS pre­pa­ra para bre­ve.

, , ,