As imagens de Chico Albuquerque

Por dentro do acervo

28.04.13

A exposição O estúdio fotográfico Chico Albuquerque abre para convidados na segunda-feira, 29 de abril, e para o público no dia seguinte, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Posteriormente, seguirá para Fortaleza e Rio de Janeiro. A mostra reúne 150 imagens selecionadas a partir das principais vertentes da obra do autor, cujo acervo está no Instituto Moreira Salles. São fotografias produzidas durante seu período de atuação profissional em São Paulo, entre as décadas de 1940 e 1970.

O catálogo do projeto, com imagens adicionais, será lançado em junho.

Clique para ver as imagens ampliadas

Eliane Lage, 1951, Standard Propaganda, São Paulo

Lina Bo Bardi na Casa de Vidro, projeto de Lina Bo Bardi, 1952, São Paulo

Campanha para a máquina de costura Singer, 1959 – J. Walter Thompson Company do Brasil
Convênio Museu da Imagem e do Som – SP/Instituto Moreira Salles

 

 

Restauração
Desde que chegou ao Instituto Moreira Salles, o acervo de Chico Albuquerque (1917-2000) passa por um processo de recuperação dos originais, em grande parte deteriorados.

A recuperação se dá em três etapas: guarda à baixa temperatura (o que garante estabilidade de preservação); digitalização de todo o conjunto e a restauração por meio de transferência de suportes.

Esta técnica foi escolhida devido às características da obra de Chico Albuquerque, na qual a luz, e especialmente a iluminação de estúdio, é fator determinante na construção da qualidade das imagens. No trabalho em laboratório – que deve ter condições adequadas, manipulação extremamente cuidadosa e técnicos experientes – a emulsão original é liberada de sua base degradada e logo em seguida recolocada e planificada sobre um novo suporte. Este procedimento preserva todas as nuances da luz captada no negativo, porque transporta integralmente a informação de luz da emulsão para o novo suporte, evitando inclusive erros de interpretação no momento da finalização digital.

Jânio Quadros, 1954, São Paulo

Lygia Fagundes Telles, 1949, São Paulo

Odete Lara posando na cadeira Bowl, projetada por Lina Bo Bardi, 1953, São Paulo

Darcy Penteado, 1956, M.W.J. Publicidades, São Paulo

Teófilo Hamdan, 1949, São Paulo

Tom Payne, Companhia Vera Cruz, 1951, São Paulo

Ulysses Guimarães, 1958, São Paulo

Campanha para o automóvel Fusca, Volkswagen, 1963, Proeme – Agência de Propaganda e Mercadologia

Roberto Burle Marx, 1952, São Paulo

Veja um pouco do trabalho de restauração executado na Reserva Técnica Fotográfica do IMS.

 

Francisco Albuquerque nasceu em Fortaleza, em 1917. Participou das históricas filmagens de It’s all true, de Orson Welles (Ceará, 1942), como fotógrafo de cena. A experiência o marcaria profundamente e inspiraria seu ensaio mais célebre, Mucuripe, de 1952. Mudou-se para São Paulo em 1947 e abriu um dos mais bem equipados estúdios da cidade. Em 1952 apresentou a mostra individual Jangadas no Museu de Arte de São Paulo-Masp. Participou de mostras nacionais e internacionais, com diversas premiações. Retornou a Fortaleza em 1975, onde montou um novo estúdio e trabalhou até sua morte, em 2000. Em 2003 foi fundado o Instituto Cultural Chico Albuquerque.