No Dia Internacional da Mulher, o Instituto Moreira Salles apresenta um painel de mulheres retratadas no século XX por grandes fotógrafos e fotógrafas. São personagens anônimas, com exceção do autorretrato de Hildegard Rosenthal. As imagens selecionadas, que integram o acervo do IMS, vão de 1910 a 1990, mostrando muito do Brasil do século passado (e ainda deste): a vida em casa, no trabalho, na escola, na arte, na festa popular, na pobreza indesculpável.
![Vincenzo Pastore | Instituto Moreira Salles](/images/86/45/01-004VP043001small.jpg)
Vicenzo Pastore | Retrato de mulher lendo, em múltipla exposição, c. 1910
Ao final do conjunto de 23 fotos, há retratos de seis fotógrafas cujos acervos estão no IMS.
![Vincenzo Pastore | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/02-004VP040001small.jpg)
Vicenzo Pastore | Retrato de mulher com criança no colo, c.1910
![Augusto Malta | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/03-014malta16small1.jpg)
Augusto Malta | Mulheres em almoço, 1913
Sete chaves
Vamos tomar chá das cinco e eu te conto minha
grande história passional, que guardei a sete chaves,
e meu coração bate incompassado entre gaufrettes.
Conta mais essa história, me aconselhas como um
marechal do ar fazendo alegoria. Estou tocada pelo
fogo. Mais um roman à clé?
Eu nem respondo. Não sou dama nem mulher
moderna.
Nem te conheço.
Então:
É daqui que eu tiro versos, desta festa – com
arbítrio silencioso e origem que não confesso –
como quem apaga seus pecados de seda, seus três
monumentos pátrios, e passa o ponto e as luvas
(Ana Cristina Cesar)
![Marc Ferrez | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/04-_007MG_2209small1.jpg)
Marc Ferrez | Coleção Gilberto Ferrez | Retrato de mulher, c. 1914
![Augusto Malta | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/05-013CT008022small1.jpg)
Augusto Malta | Coleção Brascan Cem anos no Brasil | Telefonistas, 1921
Creio que a mulher conquistou seu espaço em todas as áreas. Mas sem exageros – não gosto quando a mulher endurece o coração – entendo que ela está conseguindo um equilíbrio, sem fanatismos, sem radicalismos. Acho que o movimento feminista começou com muita sede ao pote, mas agora há um amadurecimento e o futuro da mulher é ao lado do homem.
Se a mulher é escrava, o homem também o é.
(Lygia Fagundes Telles, “Encontro com Lygia Fagundes Telles”, Caderno Viver, Jornal Correio Popular, 28/08/88)
![Autor desconhecido | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/06-005HRP023.007small.jpg)
Autor desconhecido | Hildegard Rosenthal cozinhando, c. 1942
![Peter Scheier | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/07-032RJ-0184-03-16small.jpg)
Peter Scheier | Equilibrista no circo Piolim, 1945
![Thomaz Farkas | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/07a-P004TF025335small1.jpg)
Thomaz Farkas | Bailarina, c. 1946
![José Medeiros | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/08-028JMOR076small.jpg)
José Medeiros | Normalista do Instituto de Educação, c. 1949
Até que um dia em mim descobriram uma mocinha, abaixaram meu vestido, fizeram-me usar novas peças de roupa e consideraram-me quase pronta. Aceitei a descoberta e suas consequências sem grande alvoroço, do mesmo modo distraído como estudava, passeava, lia e vivia.
(Clarice Lispector, no conto “Obsessão”, 1941, p. 86)
![Marcel Gautherot | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/08a-010GOKJ05768small.jpg)
Marcel Gautherot | Índia em Goiás, c. 1950
![Carlos Moskovics | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/09-026-043small.jpg)
Carlos Moskovics | Nadadora, c. 1950
O destino de uma mulher é ser mulher.
(Clarice Lispector, A hora da estrela, 1977)
![Haruo Ohara | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/10-030HO115801small.jpg)
Haruo Ohara | Cafezal, c. 1950
![Peter Scheier | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/11-032RJ-0242-A-03-31asmall.jpg)
Peter Scheier | Bastidores de desfile de moda no Masp, 1951
![Henri Ballot | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/12-023-059small.jpg)
Henry Ballot | Retirantes, 1952
![Alice Brill | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/13-011CXC2105small.jpg)
Alice Brill | Fila de ônibus no Vale do Anhangabaú, c. 1954
![Marcel Gautherot | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/13-010BARI17234small.jpg)
Marcel Gautherot | Festa popular Segunda-feira Gorda da Ribeira, c. 1955
![José Medeiros | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/14-028JMOR075small.jpg)
José Medeiros | Profissionais de uma danceteria, c. 1955
![Maureen Bisilliat | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/15-02407SRT0518small.jpg)
Maureen Bisilliat | Sertão, c. 1970
![Stefânia Bril | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/16-012SB036.6small.jpg)
Stefânia Bril | Menina com violoncelo, Festival de Inverno de Campos do Jordão, 1973
Renunciando, quando jovem, a ser apenas a gatinha apetecível, quando adulta a simples reprodutora da espécie; quando velha, a relíquia encostada, boa apenas para criar netos e pintos, a mulher se sente no direito de experimentar as infinitas opções que vê à sua frente. Aceitando o desafio de uma sociedade cada vez mais competitiva e exigente, ela quer a sua cota nas tarefas, nas tentativas e nas soluções.
(Rachel de Queiroz, “O Dia da Mulher”, Jornal Última hora, 19.03.84)
![Maureen Bisilliat | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/17-02401IND1809small.jpg)
Maureen Bisilliat | Retrato de índia, c. 1975
![Dulce Soares | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/18-021SC00520small.jpg)
Dulce Soares | Rua São Caetano, a rua das noivas, c. 1978
Madalena Schwartz | Festa de Iemanjá, c. 1985
Noite carioca
Diálogo de surdos, não: amistoso no frio.
Atravanco na contramão. Suspiros no
contrafluxo. Te apresento a mulher mais discreta
do mundo: essa que não tem nenhum segredo.
(Ana Cristina Cesar)
![Otto Stupakoff | Acervo Instituto Moreira Salles](/images/86/45/19-031os126-19small.jpg)
Otto Stupakoff | Ansiedade, c. 1990