O mundo pelas lentes dos fotógrafos da Magnum

Em cartaz

05.11.12

Após ter sido edi­ta­do na Alemanha, na França, na Inglaterra e nos EUA, o livro Magnum — Contatos, orga­ni­za­do por Kristen Lubben, che­ga ao Brasil em edi­ção do Instituto Moreira Salles, e será lan­ça­do em São Paulo no dia 6 de novem­bro, às 19h30, na loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura (Conjunto Nacional), onde tam­bém será mon­ta­da uma expo­si­ção homô­ni­ma com 39 ima­gens da publi­ca­ção (con­ta­tos e foto­gra­fi­as) fei­tas pelos fotó­gra­fos Henri-Cartier Bresson, Robert Capa, Philippe Halsman, Werner Bischof, Rene Burri e outros.

Festejado pela crí­ti­ca inter­na­ci­o­nal, a publi­ca­ção con­ta com 139 folhas de con­ta­tos que inte­gram suas 435 ima­gens e reve­lam como 69 pro­fis­si­o­nais de uma das mais impor­tan­tes agên­ci­as de foto­gra­fia do mun­do cap­ta­ram e edi­ta­ram suas melho­res ima­gens ao lon­go de 70 anos de his­tó­ria. O livro inclui folhas de con­ta­to, que foram, por mui­to tem­po, par­te ine­vi­tá­vel do pro­ces­so foto­grá­fi­co e ofe­re­cem ao fotó­gra­fo a pri­mei­ra visão do que foi cap­tu­ra­do no fil­me. Magnum — Contatos não só elo­gia essa fer­ra­men­ta, enal­te­cen­do sua impor­tân­cia no pro­ces­so foto­grá­fi­co, como expõe os méto­dos cri­a­ti­vos e as estra­té­gi­as que emba­sa­ram algu­mas das ima­gens mais icô­ni­cas que o mun­do já viu.

Veja abai­xo algu­mas das foto­gra­fi­as incluí­das no livro, como o desem­bar­que na Normandia regis­tra­do por Robert Capa e os Beatles retra­ta­dos por David Hurn:

* Na ima­gem que ilus­tra a home des­se post: foto­gra­fia de Raymond Depardon/Magnum Photos/Latinstock Brasil

, , , ,