Busca no Acervo de Fotografia

Em cartaz

29.11.13

Agora, com o site especial Busca no Acervo de Fotografia, além da navegação livre, é possível explorar recortes temáticos do Acervo Fotográfico do Instituto Moreira Salles através de coleções e conjuntos de imagens preparados pela coordenadoria de fotografia a partir do banco de imagens on-line. As pesquisas podem ser salvas e compartilhadas mediante a criação de uma conta de usuário.

Entre as pesquisas em destaque estão Música e arte brasileira de 1970 e 1990, de David Drew Zingg,  Moda, de Otto Stupakoff, e Manifestações da cultura popular brasileira, de Marcel Gautherot.  O site também apresenta as últimas novidades do banco de dados on-line, como as fotografias de Martín Chambi, primeiro fotógrafo peruano de sangue indígena a retratar seu próprio povo com dignidade e alto nível técnico.

David Zingg. Elke Maravilha (década de 1970).

David Drew Zingg. Elke Maravilha (década de 1970).

O acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles começou a ser reunido em maio de 1998, com a aquisição da Coleção Gilberto Ferrez, que contempla a produção do fotógrafo carioca Marc Ferrez, um dos mais importantes das Américas na virada do século XIX para o XX. Hoje o acervo conta com cerca de 600 mil imagens, parte delas digitalizada e disponível para pesquisas on-line.

O foco principal do acervo é a incorporação permanente ou temporária de obras completas de autores de relevância para a história do Brasil e da fotografia, visando sua preservação, pesquisa, acesso e difusão. O trabalho de recuperação física e documental dos acervos fotográficos respeita a consistência e a proveniência das coleções, para que não se percam as referências que permitem entender cada conjunto.

Marcel Gautherot. Candomblé (c.1970).

Marcel Gautherot. Candomblé (c.1970).

, , ,