Transparências de Richard Serra

Vídeos

11.08.14

No dia 29 de maio, durante a abertura da exposição Richard Serra: desenhos na casa da Gávea, o artista conversou com o crítico Rodrigo Naves sobre este projeto criado especificamente para a casa do IMS no Rio de Janeiro.

Na conversa, Serra revelou os motivos por trás das remoções de paredes de reboco na casa da Gávea do IMS, alterando o desenho original do lugar e enfatizando transparências e uma visibilidade à longa distância. Essa pequena revolução na arquitetura da casa desenhou novas relações entre o jardim de Burle Marx e os espaços internos e, assim, Serra criou possibilidades inéditas de leitura de seus desenhos, mesmo que tais mudanças tenham reduzido o espaço expositivo, forçando-o a escolher menos obras para mostrar.

Durante a entrevista, o artista também detalhou o processo de criação das Courtauld Transparencies, expostas na Sala 4 da casa (clique aqui para realizar um tour virtual pela exposição), que articulam uma espécie de tridimensionalidade nos desenhos através do uso criativo da folha de acetato transparente conhecida como Mylar. 

A exposição de 96 trabalhos fica em cartaz até o dia 28 de setembro. Até o fim da mostra, uma série de eventos relacionados ocorrerão no IMS do Rio de Janeiro:

Visita guiada e debate: 14 de agosto, visita às 18h30 e debate às 20h

Seminário Richard Serra e os lugares da arte: 26 a 28 de agosto

Conversas na galeria: 23 de agosto, às 17h, com João Masao Kamita; 3 de setembro, às 17h, com Ronaldo Brito.

 

, ,