Ferreira Gullar lê ‘Poema sujo’

Vídeos

26.04.11

Ferreira Gullar é um dos nomes centrais da poesia contemporânea brasileira. Abaixo, um trecho da leitura do seu Poema sujo pelo próprio autor, em gravação realizada pelo IMS e a VideoFilmes. A filmagem data de 2005 e teve coordenação geral de João Moreira Salles; como entrevistador, Antonio Fernando de Franceschi. A direção de fotografia coube a Walter Carvalho.

O DVD de Poema sujo, com a leitura na íntegra, foi lançado no dia 28/9/10, no IMS-RJ, e pode ser adquirido em nossa loja online.

Escrito em Buenos Aires entre maio e outubro de 1975, Poema sujo chegou ao Brasil no mesmo ano, gravado em uma fita cassete trazida por Vinicius de Moraes, que se encontrou com Ferreira Gullar na Argentina. Em tempos de ditadura militar em muitos países da América Latina, seria muito arriscado desembarcar com um poema redigido em papel, daí a ideia de gravá-lo em fita cassete, na voz do próprio Gullar. A fita não chamou atenção na alfândega e em pouco tempo, já transcritos, os versos de Gullar correram a cidade do Rio de Janeiro e, ao longo dos anos, tornaram-se um clássico da literatura brasileira.

A ideia de regravar o poema partiu de Antonio Fernando de Franceschi, poeta e então diretor do Instituto Moreira Salles, em 2005, quando os versos completaram 30 anos.

MAIS

DVD de Poema sujo: além da leitura integral do poema, o DVD traz uma entrevista concedida por Gullar a Antonio Fernando de Franceschi, na qual o poeta descreve o contexto em que produziu a obra. E também um encarte com textos de Paulo Mendes Campos e Vinicius de Moraes.

,