Haruo Ohara na NHK

Fotografia

05.11.15

Hoje e amanhã, a emissora japonesa NHK exibe um documentário sobre o fotógrafo Haruo Ohara (1909-1999). Em 2016, sua obra fotográfica será apresentada em três museus no Japão, em exposição organizada pelo Instituto Moreira Salles.

Nascido no Japão, Haruo Ohara veio para o Brasil aos 17 anos com pais e irmãos, e viveu no interior do Paraná o restante da vida. Autodidata e amador, fez de seu cotidiano na lavoura, junto à família e outros japoneses e descendentes, a matéria-prima de um conjunto de imagens precioso, hoje sob a guarda do Instituto Moreira Salles.

São cerca de oito mil negativos em preto e branco, dez mil negativos coloridos, dezenas de álbuns e centenas de fotografias de época, além de equipamentos fotográficos, documentos pessoais, objetos, diários e livros.

Em 2013, a cineasta Tizuka Yamasaki comentou para o IMS alguns dos registros de Ohara, ressaltando detalhes de quem conhece o trabalho do fotógrafo, as particularidades da região que é cenário das imagens e o entorno cultural que as cerca:

 

MAIS HARUO OHARA NO BLOG DO IMS

A fração de segundo e a história – um painel sobre o fotógrafo japonês que imigrou para o Brasil em 1927 e produziu uma obra moderna, sensível e humanista.

Haruo Ohara e as lavouras do Paraná – imagens do trabalho na lavoura de café e da construção e desenvolvimento da cidade de Londrina, filmadas por Hikoma Udihara.

Haruo Ohara – vídeo integral do debate sobre o fotógrafo realizado no IMS-RJ em 2013, com mediação de Sergio Burgi e presença de Bruno Gehring e Saulo Ohara.

Jabuticabas (ou joias?) de Haruo Ohara – por Elvia Bezerra “Sobressaem raras, como pares de brincos. Parecem mais joias que frutos”.

 

 

, , ,