O mundo pelas lentes dos fotógrafos da Magnum

Em cartaz

05.11.12

Após ter sido editado na Alemanha, na França, na Inglaterra e nos EUA, o livro Magnum – Contatos, organizado por Kristen Lubben, chega ao Brasil em edição do Instituto Moreira Salles, e será lançado em São Paulo no dia 6 de novembro, às 19h30, na loja Instituto Moreira Salles por Livraria Cultura (Conjunto Nacional), onde também será montada uma exposição homônima com 39 imagens da publicação (contatos e fotografias) feitas pelos fotógrafos Henri-Cartier Bresson, Robert Capa, Philippe Halsman, Werner Bischof, Rene Burri e outros.

Festejado pela crítica internacional, a publicação conta com 139 folhas de contatos que integram suas 435 imagens e revelam como 69 profissionais de uma das mais importantes agências de fotografia do mundo captaram e editaram suas melhores imagens ao longo de 70 anos de história. O livro inclui folhas de contato, que foram, por muito tempo, parte inevitável do processo fotográfico e oferecem ao fotógrafo a primeira visão do que foi capturado no filme. Magnum – Contatos não só elogia essa ferramenta, enaltecendo sua importância no processo fotográfico, como expõe os métodos criativos e as estratégias que embasaram algumas das imagens mais icônicas que o mundo já viu.

Veja abaixo algumas das fotografias incluídas no livro, como o desembarque na Normandia registrado por Robert Capa e os Beatles retratados por David Hurn:

* Na imagem que ilustra a home desse post: fotografia de Raymond Depardon/Magnum Photos/Latinstock Brasil

, , , ,