Parque Lage em 1944

Por dentro do acervo

03.10.13

O Parque Lage é uma referência para as artes no Rio de Janeiro por abrigar a Escola de Artes Visuais (EAV) desde 1966, mas além de sua estreita ligação com as artes visuais, foi concebido para ser o lar de uma grande cantora lírica – Gabriella Besanzoni Lage.

Antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial, o então Engenho Del Rey pertencia a Antonio Salema, governador do Rio de Janeiro no século XVI. Em 1660 as terras do engenho passaram a ser propriedade da família Rodrigo de Freitas Mello, e em 1859 parte da fazenda é adquirida por Antonio Martins Lage. Henrique Lage, seu neto, toma posse da propriedade em 1920.

externo

Aspecto externo do casarão do Parque Lage (1944)

Admiradordas artes, Henrique Lage se casou com a cantora lírica italiana Gabriella Besanzoni em 1925. Em seguida, mandou construir um casarão inspirado na arquitetura dos palácios romanos e contratou Mário Vodrel para assinar o projeto. Foi quando se alterou parte do projeto paisagístico original, feito pelo inglês John Tyndale em 1840. Henrique e Gabriella passaram a viver no casarão, onde eram realizados animados saraus e eventos sociais nos quais Gabriella se apresentava aos convidados tocando piano e cantando.

580p-11-gabriella-besanzoni-lage-e-seus-convidados-durante-sarau-1944

Gabriella Besanzoni Lage e seus convidados durante sarau (1944)

Em 1939, Gabriella deixou de se apresentar publicamente em teatros. Dois anos mais tarde, em 1941, Henrique Lage veio a falecer. O casal não teve filhos e Gabriella, como estrangeira, não pôde herdar grande parte dos bens de Henrique, destinados à União por conta das leis vigentes na época. Alguns anos após a morte do marido, Gabriella retornou para a Itália e passou a lecionar canto. A cantora faleceu em 1962.

acv_imgcapa_1412353450

Aspecto da piscina, tomado do terraço do casarão do Parque Lage (1944)

Em 1957, o Parque Lage foi tombado pelo IPHAN como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural. As fotografias deste post, disponibilizadas no Banco de Imagens do IMS (veja aqui as 72 imagens que integram o conjunto), foram feitas por Carlos Moskovics para uma matéria da Revista Sombra, intitulada “Gabriella Besanzoni Lage – uma voz de combate” e publicada em março de 1944.

Pesquisa: Joanna Balabram

MAIS

Banco de imagens on-line: explore parte do acervo fotográfico do Instituto Moreira Salles.

, , ,