Restauração do painel de Burle Marx no Instituto Moreira Salles

Em cartaz

25.07.12

Em 2012, foi concluído o restauro do painel de azulejos criado por um dos mais importantes paisagistas brasileiros, Roberto Burle Marx (1909-1994). O painel foi criado em 1949 e faz parte do projeto paisagístico para a então residência do embaixador Walther Moreira Salles, hoje sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.

O painel do Instituto Moreira Salles foi um dos primeiros de autoria de Burle Marx. A obra – tombada pelo patrimônio histórico –, embora tenda ao abstrato, apresenta certo formalismo, com figuras de lavadeiras e de peixes. É pano de fundo de um jardim aquático cheio de carpas. “O padrão cromático da azulejaria faz menção à azulejaria portuguesa do século XVIII, predominantemente de tonalidade azul e branca”, explica o arquiteto Wallace Caldas, da Velatura Restaurações Ltda., empresa responsável pelo restauro.

Assista abaixo ao vídeo que revela como foi o projeto de restauração, acompanhado também pelo arquiteto e paisagista Haruyoshi Ono, discípulo de Burle Marx e diretor da Burle Marx & Cia. Ltda., na qual entrou como sócio no final dos anos 60.

, , ,