Ao término de dez dias de trabalho em Paris acompanhando a montagem da exposição Marcel Gautherot – Brésil: tradition, invention, a curadora-assistente Mariana Newlands, que também assinou pelo IMS todo trabalho de expografia da mostra, gravou em vídeo um passeio pelas galerias ocupadas pelo trabalho do fotógrafo na Maison Européene de la Photographie, momentos antes da abertura do evento ao público.
As imagens do vídeo dão bem uma idéia do espaço nobre reservado pela MEP, templo europeu da fotografia, para essa primeira grande retrospectiva realizada fora do Brasil da obra de Marcel Gautherot, fotógrafo francês que passou a maior parte da vida no Brasil e desempenhou um papel fundamental na construção da representação moderna tanto por aqui como no exterior. A mostra com cerca de 200 fotografias tem curadoria de de Samuel Titan Jr. e Sergio Burgi, e fica aberta ao público até 28 de agosto de 2016.
A obra completa de Gautherot foi adquirida pelo Instituto Moreira Salles em 1999, com cerca de 25 mil imagens, que abrangem temas como o folclore brasileiro, a arquitetura moderna e barroca, a natureza do país e sua paisagem humana. Todo o seu acervo estará acessível ao público em hot site do fotógrafo que o IMS prepara para breve.