Imagens eternizadas

Fotografia

27.12.12

A convite do Blog do IMS, Bruno Magalhães comenta a sua fotografia favorita do livro Magnum – Contatos.

Poder navegar pelas folhas de contatos da Agência Magnum é realmente uma experiência única. Desvendar um ambiente íntimo dos fotógrafos e imaginar, o que realmente viram, como pensavam e como agiram os verdadeiros mestres da fotografia, de fato nos leva para outros tempos.

Esta imersão me revelou o quão incríveis editores são os fotógrafos da agência. Entendi melhor a posição de Leonard Freed ao afirmar que “por mais difícil que fosse escolher uma chapa, e que cada fotografia tem sua força particular, só se pode selecionar uma foto. A que melhor representa o conjunto”.

Optei por um trabalho marcante de um fotógrafo contemporâneo que admiro: o taiwanês Chien-Chi Chang e seu emblemático “The Chain” [A Corrente].

Num templo budista no sul de Taiwan, meio santuário, meio manicômio, meio prisão, Chang produziu uma incrível série de retratos. O templo era considerado um último recurso para as famílias dos doentes mentais. Sem aplicação de medicamentos, usava um tratamento diferenciado onde pacientes menos lúcidos eram acorrentados a outros mais lúcidos.

O trabalho é uma série de retratos destes pacientes, acorrentados. Apesar de ser um trabalho com características muito próprias, quase um inventário daquelas duplas, nos salta do contato uma imagem onde um paciente ajuda outro a se posicionar para a foto. De repente, me vem à cabeça que aquele método, completamente absurdo dentro na nossa realidade e cultura, pode ter algum fundamento. Será? Não acredito, mas a imagem de apoio e intimidade entre os pacientes nos revela toda a complexidade dessas relações.

Mais instigante ainda, quando nos deparamos com o depoimento de Chang: “apesar de a interação ter sido pequena com os pacientes, pois os fotografei em apenas poucos segundos, a interação com as imagens congeladas dura muito, e continua crescendo.”

Este trabalho ilustra muito um dos meus pensamentos sobre a fotografia: uma ferramenta de busca e entendimento da essência do ser humano, nas suas mais diversas facetas.

Chang é um fotógrafo que desenvolve projetos de longa duração, com a missão de documentar um período com esmero, dentro da essência da Magnum, de produzir imagens e histórias fascinantes que durarão para sempre. E poder eternizar e compartilhar este processo criativo íntimo dos fotógrafos, nos dando acesso a estas folhas de contatos, seguramente nos transformará para sempre.

* Bruno Magalhães é fotógrafo da NITRO Imagens

, , , , ,