A borboleta de Rubem

Literatura

16.06.11

Em meio às homenagens prestadas a Rubem Braga, o IMS convidou críticos, jornalistas e escritores para escolher os melhores textos do cronista. “A borboleta amarela”, de 1952, foi a crônica mais votada.

Votaram Humberto Werneck, Joaquim Ferreira dos Santos, Cora Rónai, Antonio Fernando De Franceschi, Augusto Massi, Sergio Augusto, Milton Hatoum e Antonio Carlos Viana.

Como de hábito nas crônicas de Rubem, o que motiva esse texto é um fato prosaico: a visão de uma borboleta amarela a voar pelo centro do Rio. O que ela mostra, na opinião do júri convidado, é um traço frequente na obra do autor mas que aqui aparece em sua plenitude: a capacidade de partir de um evento rotineiro para flagrar, sem derramamentos, o que nele há de espantoso, lírico, singular.

 

Em segundo lugar na votação veio “Aula de inglês”, de 1945. Em terceiro, empatadas, vieram “Homem do mar”, “Os amantes” e “Viúva na praia”.

Veja abaixo as crônicas escolhidas por cada um dos votantes:

Milton Hatoum: “Sobre o amor, etc.”, “A navegação da casa”, “Os amantes”, “Madrugada” e “A casa dos homens”

Sergio Augusto: “O mistério da poesia”, “A navegação da casa”, “A borboleta amarela”, “A Revolução de 30” e “A mulher esperando o homem”

Antonio Carlos Viana: “O conde e o passarinho”, “Não mais aflitos”, “A visita do casal”, “A que partiu”, “Uma senhora de sorriso triste” e “Um cartão de Paris”

Humberto Werneck: “A primeira mulher do Nunes”, “Aula de inglês”, “Desculpem tocar no assunto”, “Sizenando, a vida é triste” e “Viúva na praia”

Joaquim Ferreira dos Santos: “Os amantes”, “Aula de inglês”, “Meu ideal seria escrever”, “Homem no mar” e “A borboleta amarela”

Cora Rónai: “Homem no mar”, “Aula de inglês”, “Mestre Aurélio entre as palavras”, “A borboleta amarela” e “O motorista do 8-100”

Antonio Fernando De Franceschi: “Caçada de paca”, “A borboleta amarela”, “Ai de ti, Copacabana”, “Ao respeitável público” e “Dois escritores no quarto andar”

Augusto Massi: “Sentimento de mar”, “Árvores”, “Lembrança de um braço direito”, “Madrugada”, “Viúva na praia”, “Marinheiro na rua” e “A mulher que ia navegar”

, ,