Conversas na galeria: Mauro Restiffe

Vídeos

02.09.14

Inaugurando a série “Conversas na galeria”, na qual o público pode assistir gratuitamente a conversas com artistas e críticos de arte nos próprios espaços expositivos, Mauro Restiffe — responsável por São Paulo, fora de alcance, em cartaz no IMS do Rio de Janeiro — conversou com Thyago Nogueira, editor da revista ZUM e curador da mostra.

A pedido da revista ZUM, Restiffe fotografou o bairro da Luz em 2012. Para esta exposição, o fotógrafo foi convidado a estender seu trabalho sobre a cidade de São Paulo, realizando caminhadas por outros bairros, centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Restiffe sempre usou filme em preto e branco, de altíssima sensibilidade, mesmo com o advento da imagem digital, o que parece adequado para a captação dos registros dos bairros em transformação. Foi um processo realizado “com muita angústia”, disse o fotógrafo, que buscou lugares menos óbvios nos bairros.

Assista ao bate-papo na íntegra abaixo:

No dia 20 de setembro, haverá mais um evento da série “Conversas na galeria”, desta vez com o arquiteto e crítico de arte Agnaldo Farias e Ana Luiza Nobre, também arquiteta, professora do Departamento de Arte e Design da PUC-Rio e Coordenadora de Pesquisa e Educação do Instituto Moreira Salles.

, ,