IMS no prêmio Il Cinema Ritrovato

Cinema

01.04.16

Dois títulos da Coleção IMS de DVDs – Iracema, uma transa amazônica e Imagens do inconsciente – estão entre os finalistas do Il Cinema Ritrovato DVD Awards. Organizado pela Fondazione Cineteca di Bologna desde 1986 e atualmente na trigésima edição, o festival Il Cinema Ritrovato [O Cinema Redescoberto] é dedicado a filmes de arquivo e filmes restaurados.

Na premiação, paralela ao festival, concorrem os melhores DVDs e Blu-Rays de filmes produzidos até 1986 lançados entre março de 2005 e março de 2006. A Coleção IMS foi criada pelo crítico e coordenador de Cinema do IMS, José Carlos Avellar, falecido no último 18 de março. É a primeira vez que o Instituto Moreira Salles é indicado ao prêmio, e ambos os DVDs estão à venda em nossa loja online.

Iracema, uma transa amazônica (Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974), proibido pela censura da ditadura brasileira por seis anos, retrata uma viagem da inocência à desintegração, da comunidade indígena mais isolada à periferia das grandes cidades. A jovem Iracema, vivida por Edna de Cássia, lança-se na vida pela estrada de carona no caminhão de Tião Brasil Grande, personagem de Paulo César Pereio. O DVD também traz os extras Era uma vez Iracema e Ainda uma vez Iracema, uma faixa de comentários de Jorge Bodanzky, Eduardo Escorel e João Moreira Salles e um livreto com os textos “Sem dentes e sem árvores”, de Antonio Callado, e “O cinema verdade vai ao teatro. Palco: Transamazônica”, de Ismail Xavier.

Imagens do inconsciente (Leon Hirszman, 1983-1986) é uma trilogia em que o realizador procurou “uma linguagem cinematográfica que permitisse narrar os filmes a partir dos próprios trabalhos pintados pelos artistas”, no serviço de terapia ocupacional e reabilitação criado em 1946 pela dra. Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Pedro II. São pinturas, desenhos e modelagens que expressam o mundo interior de três artistas, Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis. “São três artistas. Três histórias de vida. Três casos clínicos”. O DVD acompanha ainda o extra Posfácio: entrevista com Nise da Silveira realizada por Leon Hirszman com montagem de Eduardo Escorel e um livreto com textos de Leon Hirszman, Eduardo Escorel e Lauro Escorel.

, ,