IMS no prêmio Il Cinema Ritrovato

Cinema

01.04.16

Dois títu­los da Coleção IMS de DVDs — Irace­ma, uma transa amazôni­ca e Ima­gens do incon­sciente — estão entre os final­is­tas do Il Cin­e­ma Ritrova­to DVD Awards. Orga­ni­za­do pela Fon­dazione Cinete­ca di Bologna des­de 1986 e atual­mente na trigési­ma edição, o fes­ti­val Il Cin­e­ma Ritrova­to [O Cin­e­ma Redescober­to] é ded­i­ca­do a filmes de arqui­vo e filmes restau­ra­dos.

Na pre­mi­ação, para­lela ao fes­ti­val, con­cor­rem os mel­hores DVDs e Blu-Rays de filmes pro­duzi­dos até 1986 lança­dos entre março de 2005 e março de 2006. A Coleção IMS foi cri­a­da pelo críti­co e coor­de­nador de Cin­e­ma do IMS, José Car­los Avel­lar, fale­ci­do no últi­mo 18 de março. É a primeira vez que o Insti­tu­to Mor­eira Salles é indi­ca­do ao prêmio, e ambos os DVDs estão à ven­da em nos­sa loja online.

Irace­ma, uma transa amazônica (Jorge Bodanzky e Orlan­do Sen­na, 1974), proibido pela cen­sura da ditadu­ra brasileira por seis anos, retra­ta uma viagem da inocên­cia à desin­te­gração, da comu­nidade indí­ge­na mais iso­la­da à per­ife­ria das grandes cidades. A jovem Irace­ma, vivi­da por Edna de Cás­sia, lança-se na vida pela estra­da de carona no cam­in­hão de Tião Brasil Grande, per­son­agem de Paulo César Pereio. O DVD tam­bém traz os extras Era uma vez Irace­ma e Ain­da uma vez Irace­ma, uma faixa de comen­tários de Jorge Bodanzky, Eduar­do Escorel e João Mor­eira Salles e um livre­to com os tex­tos “Sem dentes e sem árvores”, de Anto­nio Calla­do, e “O cin­e­ma ver­dade vai ao teatro. Pal­co: Transamazôni­ca”, de Ismail Xavier.

Ima­gens do incon­sciente (Leon Hirsz­man, 1983–1986) é uma trilo­gia em que o real­izador procurou “uma lin­guagem cin­e­matográ­fi­ca que per­mi­tisse nar­rar os filmes a par­tir dos próprios tra­bal­hos pin­ta­dos pelos artis­tas”, no serviço de ter­apia ocu­pa­cional e reabil­i­tação cri­a­do em 1946 pela dra. Nise da Sil­veira, no Cen­tro Psiquiátri­co Pedro II. São pin­turas, desen­hos e mod­e­la­gens que expres­sam o mun­do inte­ri­or de três artis­tas, Fer­nan­do Diniz, Adeli­na Gomes e Car­los Per­tu­is. “São três artis­tas. Três histórias de vida. Três casos clíni­cos”. O DVD acom­pan­ha ain­da o extra Pos­fá­cio: entre­vista com Nise da Sil­veira real­iza­da por Leon Hirsz­man com mon­tagem de Eduar­do Escorel e um livre­to com tex­tos de Leon Hirsz­man, Eduar­do Escorel e Lau­ro Escorel.

, ,