Millôr: uma errata

Literatura

04.12.14

O Instituto Moreira Salles informa que substituirá toda a tiragem do livro Millôr 100 desenhos + 100 frases, lançado em julho de 2014. Os leitores que o adquiriram poderão trocar seu exemplar por um novo, sem ônus, em datas e locais a serem anunciados nos próximos dias.

A medida visa corrigir a primeira edição, que equivocadamente atribui a Millôr Fernandes a autoria de uma obra de Saul Steinberg (1914-1999). Trata-se do sétimo desenho do livro, o que acompanha a frase “Analista é um sujeito que partindo de premissas falsas consegue chegar a conclusões perfeitamente equivocadas”.

Arquivado por Millôr em meio a trabalhos de sua autoria, o desenho traz na margem esquerda inferior um comentário escrito à mão: “O pé é aqui. Domingo saiu de cabeça pra baixo. Que pena! Abração Millôr”. Anotações deste tipo eram frequentes no acervo do artista e, em geral, tinham como destinatários editores dos jornais e revistas em que seus desenhos eram publicados. Em geral, são instruções para diagramação ou simplesmente recados para seus interlocutores.

Por fazer parte de sua rotina de trabalho, o comentário de Millôr induziu os editores do IMS a atribuir a ele o desenho – que foi publicado não num domingo, mas na quarta-feira 24 de outubro de 2001, no Jornal do Brasil. No “quadrado”, como era conhecido o espaço de sua coluna no jornal carioca, Millôr reproduziu o desenho com o seguinte texto, inequívoco: “Em 1960, Saul Steinberg, um dos maiores artistas gráficos do século XX, traçou minuciosamente o caminho que, no século XXI, levaria Bush a Abin Laden. (Cuidado, manter em lugar fresco, longe das crianças e sobretudo de talibãs. Bin Laden pode aproveitar pra fazer engenharia reversa.)”.

O Instituto Moreira Salles pede desculpas pelo erro e, também, pela demora em detectá-lo. Este mesmo comunicado foi enviado à The Saul Steinberg Foundation, a quem agradecemos publicamente pela compreensão.

, ,