Ermanno Olmi e Patricio Guzmán, os dois cineastas que serão homenageados com o Prêmio Humanidade na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 22 de outubro a 4 de novembro, têm filmes na coleção de DVDs do IMS.
Cena de O emprego, de Ermanno Olmi
Com uma filmografia de mais de 80 títulos, entre eles o clássico A árvore dos tamancos (1978), Ermanno Olmi exibe na Mostra seu mais recente filme, Os campos voltarão (Tornerano i prati, 2014). De Olmi, o IMS oferece o filme que consagrou o diretor no Festival de Veneza de 1961: O emprego (Il posto), disponível na Loja do IMS, acompanhado por um livreto com o ensaio O descrédito do milagre econômico, de Millicent Marcus.
Cena de Nostalgia da luz, de Patricio Guzmán
Um dos grandes nomes do cinema documentário, autor do clássico A batalha do Chile (1973-1979), Patricio Guzmán exibe na Mostra seu último trabalho, O botão de pérola (El botón de nacar, 2015), Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim.
Nostalgia da luz (2010), analisado por José Carlos Avellar aqui no Blog do IMS, é o filme de Guzmán na coleção. O DVD, que será lançado em breve, inclui um livreto com depoimento de Patricio Guzmán e um caderno de notas fotográficas de Jorge Bodanzky com flagrantes das manifestações populares nas ruas de Santiago semanas antes do golpe militar de 11 de setembro de 1973.