Uma festa para Ana C.

Literatura

14.11.15

A poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983), cujo acervo está sob a guarda do Instituto Moreira Salles, será a autora homenageada da edição de 2016 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontecerá de 29 de junho a 3 de julho. É a segunda mulher a receber essa homenagem, após Clarice Lispector, a escolhida de 2005 e outra escritora com acervo aos cuidados do IMS.

Destaque da Poesia Marginal da década de 1970, a carioca Ana C. produziu uma poesia singular, de tom intimista e confessional, marcada pelo coloquialismo e pela liberdade estética. Estreou em livro em 1975, na antologia 26 poetas hoje organizada por Heloisa Buarque de Hollanda, que reuniu parte expressiva da chamada “geração mimeógrafo”.

Foi também tradutora e intelectual de aguda consciência crítica. Em 2013 a Companhia das Letras publicou Poética, que reúne em volume único a obra completa de Ana Cristina Cesar.

No vídeo abaixo, trecho de Bruta aventura em versos, de Letícia Simões, Heloisa Buarque de Hollanda fala sobre o livro Correspondência completa:

, , ,