IMS no prêmio Il Cinema Ritrovato

Cinema

01.04.16

Dois títu­los da Coleção IMS de DVDs — Iracema, uma tran­sa amazô­ni­ca e Imagens do incons­ci­en­te — estão entre os fina­lis­tas do Il Cinema Ritrovato DVD Awards. Organizado pela Fondazione Cineteca di Bologna des­de 1986 e atu­al­men­te na tri­gé­si­ma edi­ção, o fes­ti­val Il Cinema Ritrovato [O Cinema Redescoberto] é dedi­ca­do a fil­mes de arqui­vo e fil­mes res­tau­ra­dos.

Na pre­mi­a­ção, para­le­la ao fes­ti­val, con­cor­rem os melho­res DVDs e Blu-Rays de fil­mes pro­du­zi­dos até 1986 lan­ça­dos entre mar­ço de 2005 e mar­ço de 2006. A Coleção IMS foi cri­a­da pelo crí­ti­co e coor­de­na­dor de Cinema do IMS, José Carlos Avellar, fale­ci­do no últi­mo 18 de mar­ço. É a pri­mei­ra vez que o Instituto Moreira Salles é indi­ca­do ao prê­mio, e ambos os DVDs estão à ven­da em nos­sa loja onli­ne.

Iracema, uma tran­sa amazô­nica (Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974), proi­bi­do pela cen­su­ra da dita­du­ra bra­si­lei­ra por seis anos, retra­ta uma via­gem da ino­cên­cia à desin­te­gra­ção, da comu­ni­da­de indí­ge­na mais iso­la­da à peri­fe­ria das gran­des cida­des. A jovem Iracema, vivi­da por Edna de Cássia, lan­ça-se na vida pela estra­da de caro­na no cami­nhão de Tião Brasil Grande, per­so­na­gem de Paulo César Pereio. O DVD tam­bém traz os extras Era uma vez Iracema e Ainda uma vez Iracema, uma fai­xa de comen­tá­ri­os de Jorge Bodanzky, Eduardo Escorel e João Moreira Salles e um livre­to com os tex­tos “Sem den­tes e sem árvo­res”, de Antonio Callado, e “O cine­ma ver­da­de vai ao tea­tro. Palco: Transamazônica”, de Ismail Xavier.

Imagens do incons­ci­en­te (Leon Hirszman, 1983–1986) é uma tri­lo­gia em que o rea­li­za­dor pro­cu­rou “uma lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fi­ca que per­mi­tis­se nar­rar os fil­mes a par­tir dos pró­pri­os tra­ba­lhos pin­ta­dos pelos artis­tas”, no ser­vi­ço de tera­pia ocu­pa­ci­o­nal e rea­bi­li­ta­ção cri­a­do em 1946 pela dra. Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Pedro II. São pin­tu­ras, dese­nhos e mode­la­gens que expres­sam o mun­do inte­ri­or de três artis­tas, Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis. “São três artis­tas. Três his­tó­ri­as de vida. Três casos clí­ni­cos”. O DVD acom­pa­nha ain­da o extra Posfácio: entre­vis­ta com Nise da Silveira rea­li­za­da por Leon Hirszman com mon­ta­gem de Eduardo Escorel e um livre­to com tex­tos de Leon Hirszman, Eduardo Escorel e Lauro Escorel.

, ,