Festival do Rio 2015 no IMS

Em cartaz

02.10.15

De 2 a 14 de outu­bro de outu­bro, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro par­ti­ci­pa da edi­ção 2015 do Festival do Rio, even­to que por duas sema­nas trans­for­ma o Rio de Janeiro na capi­tal mun­di­al do cine­ma.

A mos­tra abre às 14h de sex­ta-fei­ra, dia 2, com Cozinhando o melhor do mun­do (2015), de Luis González. Neste docu­men­tá­rio os irmãos Joan Roca, Jordi Roca e Josep Roca, donos de um famo­so res­tau­ran­te, deci­dem fechar a casa por cin­co sema­nas e cor­rer o mun­do para pre­pa­rar 57 novos pra­tos.

Cena de Melhores inimigos (2015)

Um dos des­ta­ques do sába­do, 3/10, é Melhores ini­mi­gos (2015), de Morgan Neville e Robert Gordon. No verão de 1968, o noti­ciá­rio de tele­vi­são nos Estados Unidos mudou para sem­pre. Em últi­mo lugar na audi­ên­cia, a emis­so­ra ABC con­tra­tou William F. Buckley Jr., por­ta-voz do movi­men­to con­ser­va­dor, e o demo­cra­ta, esquer­dis­ta e polê­mi­co Gore Vidal. Armados de uma ini­mi­za­de pro­fun­da, os dois estre­la­ram deba­tes infla­ma­dos.

Às 20 horas de domin­go, dia 4, é a vez de um clás­si­co do Studio Ghibli: Meus vizi­nhos, os Yamada (1999), de Isao Takahata. O fil­me se uti­li­za de uma ani­ma­ção sim­ples e bas­tan­te dis­tin­ta do esti­lo usu­al­men­te ado­ta­do pela pro­du­to­ra para con­tar uma série de peque­nas crô­ni­cas fami­li­a­res. São his­tó­ri­as sin­ge­las, como a da filha dei­xa­da para trás em um shop­ping.

Cena de Meus vizinhos, os Yamada (1999)

Cada ses­são cus­ta R$20 (intei­ra) e R$ 10 (meia). Confira a rela­ção com­ple­ta dos fil­mes que serão exi­bi­dos no IMS-RJ, ou con­sul­te a pro­gra­ma­ção de todos os cine­mas par­ti­ci­pan­tes.

, ,